O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante sua última viagem internacional, que “sente vergonha” porque o Brasil não tem voos para o continente africano. No exterior, disse que a Operação Lava Jato jamais encontrou um centavo que o vinculasse a empreiteiras corruptas. Também afirmou que “não é frustrado por ser pobre” e que Dilma Rousseff foi inocentada, pela Justiça, do crime das pedaladas fiscais. Em tom irônico, elogiou o comportamento pacato da imprensa na ditadura de Angola. Tudo isso em uma semana. É a marca do seu terceiro mandato: a mentira.
Vamos aos fatos: o Brasil tem voos regulares para a África, operados pela Latam, Ethiopian Airlines e Gol, para destinos como Joanesburgo, Adis Abeba e Luanda, partindo do Aeroporto de Guarulhos (SP). Qualquer busca no Google mostra que a Lava Jato descobriu milhões depositados na conta da empresa de palestras do petista (L.I.L.S) por empreiteiras do esquema corrupto. Em declaração ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado, Lula informou ter patrimônio de R$ 7,4 milhões — ou seja, está longe de ser um pobre frustrado. O Tribunal Regional Federal (TRF-1) manteve o arquivamento de uma ação por improbidade administrativa contra Dilma Rousseff, mas jamais se manifestou sobre o mérito da causa ou disse que ela é “inocente” do crime fiscal. A imprensa em Angola não é livre — jornalistas que criticam o governo são presos por fake news ou ataque à soberania nacional.
Desta vez, a viagem ao continente africano não chamou a atenção só pelas cifras milionárias — dinheiro dos pagadores de impostos — que o casal Lula e Janja tem torrado mundo afora. Nem pela velocidade no embarque: já somam um tour internacional a cada 20 dias. Foi a 12ª viagem em oito meses, para 16 destinos, um recorde até mesmo para os padrões do petista — que já chegou ao novo mandato com retrospecto de 80 países visitados, além da Antártida, Guiana Francesa e Palestina. O que mais despertou a reação nas redes sociais foi a profusão de fake news. Discretamente, alguns veículos da imprensa velha, como o jornal O Estado de S. Paulo, arriscaram-se a criticá-lo.
“Em vez de respeitar os fatos, Lula e o PT querem confundir a população, dando a entender que a Justiça teria declarado agora que as pedaladas fiscais não existiram. No conto petista, a decisão do TRF-1 seria a grande prova do golpe (…) Em vez de acolherem o conteúdo da decisão do tribunal, Lula e seu partido preferem fabricar desinformação.”
(Editorial do jornal O Estado de S. Paulo)
Diz o editorial do jornal: “fabricar desinformação”. Mas isso não é alvo de um inquérito — talvez mais de um — no Supremo Tribunal Federal (STF) há quatro anos? Por que nenhuma fala do atual presidente é enquadrada em fake news? Por que as agências de checagem, a polícia da imprensa livre, não o corrigem?
Há casos em que as bravatas do petista podem ser desmentidas simplesmente pela matemática. Por exemplo: disse que o Produto Interno Bruto (PIB) não cresceu em 2022 — o resultado positivo foi de 3%, superior ao da China —, bem como os números do desmatamento da Amazônia e do cerrado (que subiram na gestão Marina Silva neste ano). Ou que o PT erradicou a fome no Brasil. Ou, ainda, que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) não invade nem destrói áreas privadas produtivas.
Levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indica que o MST voltou com força total. Já são 66 invasões de terras neste ano. Aqui entra um detalhe: durante debates e sabatinas na corrida eleitoral, Lula negou que o movimento fora da lei tomava áreas produtivas. Em julho, o MST invadiu terras da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pela segunda vez — prejudicando o cultivo de uva, manga, legumes e verduras. A empresa é vinculada ao Ministério da Agricultura e representa o que há de melhor no setor público em pesquisa tecnológica e melhoria de produção rural. Ocorreu o mesmo com fazendas da Suzano (Aracruz Celulose) no Espírito Santo.
Para piorar, Lula criou um ministério para atender o MST. A pasta se chama Ministério do Desenvolvimento Agrário e é chefiada pelo petista Paulo Teixeira. Outras 19 superintendências do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) foram entregues para o grupo, assim como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com sede no Rio Grande do Sul. O líder sem-terra João Pedro Stédile foi um dos convidados na comitiva de Lula em viagem à China. O MST ainda fez uma feirinha de produtos orgânicos no Parque da Água Branca, em São Paulo. Seis ministros compareceram, entre eles Fernando Haddad (Fazenda), que se deixou fotografar como garoto propaganda de fubá de milho.
Quando a CPI do MST emparedou o governo e, sobretudo, o PT e o Psol, Lula ofereceu cargos na máquina federal e uma enxurrada de emendas parlamentares para trocar cadeiras na comissão. Partidos do centrão, que frequentam o balcão de negócios com Lula — como PP, Republicanos e União Brasil —, até toparam, mas o desfecho da CPI é incerto. Pela primeira vez, deputados jogaram luz no provável financiamento estatal do MST.
Democracias relativas
Na campanha eleitoral do ano passado, jornalistas e influenciadores digitais não alinhados com o lulismo foram proibidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de mostrar que o PT mantém laços com ditaduras. À época, Lula negava a proximidade. Mas, no primeiro semestre de governo, fez questão de abraçar em solo brasileiro o venezuelano Nicolás Maduro. As imagens da recepção em Brasília rodaram o mundo e causaram mal-estar, principalmente com o governo dos Estados Unidos. O petista chamou o regime totalitário da Venezuela de “democracia relativa”.
O mesmo tratamento é dado ao ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e a Cuba, para onde o petista enviou recentemente seu assessor para assuntos internacionais, Celso Amorim. O auxiliar é o responsável pelo alinhamento ideológico com o eixo China-Rússia. Também incentiva com frequência o presidente a se manifestar a favor da Palestina, o que já provocou incômodo com Israel neste ano. Amorim é autor de um trecho de um livro sobre a “diplomacia” do grupo terrorista islâmico Hamas.
Nesta semana, outro golpe brasileiro contra o governo norte-americano: Lula defendeu a entrada do Irã no banco do Brics, agora comandado por Dilma Rousseff. Desde janeiro, o banco de fomento tem ganhado contornos de enfrentamento contra o G7 — o grupo das sete economias mais industrializadas do mundo.
Os impunes
Uma das explicações plausíveis para a linha industrial de mentiras de Lula é que, ao contrário das gestões anteriores do PT, desta vez elas ecoam pela imprensa convencional. O presidente tem sido tratado desde a eleição pelas redações como uma espécie de salvador da pátria contra o “bolsonarismo” vilão — não por acaso, alguns colunistas passaram a replicar a fala de Lula sobre “extirpar” essa gente da sociedade. Nesse cenário, as mentiras servem de cortina de fumaça para um governo incapaz de produzir um único feito — uma obra, uma creche, um programa social novo — em oito meses. Pelo contrário, a engrenagem da economia começou a ranger, um dos motivos para a busca desesperada por uma licença para gastar — o tal arcabouço fiscal de Fernando Haddad.
O outro combustível para a fábrica de mentiras é a certeza da impunidade. Num país que assistiu à prisão de dezenas de pessoas por fake news, à perda das redes sociais por políticos, jornalistas e influenciadores “da direita”, à censura de um documentário, Lula tem permissão para dizer o que quiser. Nenhum simpatizante da esquerda é investigado pelo Supremo Tribunal Federal. Provavelmente, nunca será. Porque, juntos, eles “derrotaram o bolsonarismo”, como deixou escapar o ministro Luís Roberto Barroso.
Leia também “O mosaico do 8 de janeiro”
“Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”
Como já entendemos há tempos, o problema não é o que se diz, mas quem diz. Parabéns, Sylvio! Excelente artigo.
Parabéns Silvio ! Pelo primor de jornalismo que apresenta em fatos e fotos se imprensa vendida corrupta tivesse vergonha viria a público pedir perdão por tanta falsidade , e perseguição contra o governo Bolsonaro.
Mentir é o modus operandi do chefe da quadrilha petista. Parabéns por mais um show de fatos, Silvio Navarro.
Quem não tem o que falar, inventa mentiras e mente. O que foi feito de primeiro de janeiro até agora, nada, então o que o cara tem a falar, nada. Neste caso mentir é a válvula de escape. Ele é um encantador de serpente, para os idiotas que assistem a seus discursos ficam encantados, batem palmas, a imprensa podre confirma tudo, depois publica em seus veículos de mentiras e os abestados acreditam. O Brasil está comendo a gordura que foi feita no governo anterior, como não foi feito nada e essa gordura acabar, a coisa vai feder. No entanto, nada do que o cara está fazendo é novidade, com exceção das mentiras, em campanha falou que iria desmontar o país.
Já fui passageiro de um voo direto Guarulhos x Adis Abeba em abril/23. Como mente!
Insisto em que somos dezenas de milhões de pessoas. Sempre de forma pacífica, ajudamos a “varrer” de BSB uma – outrora – assaltante de banco e interditar, em 2018, o acesso de uma marionete garoto-propaganda das tintas Suvinil. Os tempos são outros – e sombrios, pois os bolcheviques, especialistas na rapinagem do PIB alheio, vão tentar esmagar a classe média brasileira com tamanha violência que até nosso pensamento seja passível de prisão. É urgente reagirmos. Haverá um momento em que toda esse megalomania farsante e doentia somente será confrontada pelas pessoas de volta às ruas, aos protestos. Do sistema STF-TSE, dos serviçais da imprensa algemados pelo cofre da SECOM e bajuladores repugnantes de toda ordem nada virá. O Brasil já caiu no abismo. Precisamos tirá-lo de lá.
Parabensssss Sílvio pela matéria!! Show
Cafajestes e canalhas de carteirinha pra surrupiar o País. Esses precisam ser extirpados, de preferência da terra. Receber a notícia de que foram enviados para os quintos dos infernos seria motivo para um foguetório.
Pois é Silvio, quando a maioria de nossos comandantes das FFAA que serviram ao governo Bolsonaro vão exigir a interpretação do que disse o “iluminado” Barroso em reunião ativista da esquerda na UNE: “NÓS DERROTAMOS O BOLSONARISMO”. Para bom entendedor, derrotaram a grande maioria das FFAA e os mais de 58 milhões (oficiais) que eleitores que votaram como eu em Bolsonaro, elegemos deputados e senadores bolsonaristas e o governador Tarcísio de São Paulo que não cansa de dizer que sem Bolsonaro ninguém o conheceria.
Silvio, procurem se organizar com a pequena parte da imprensa séria que ainda esta nos tradicionais meios de comunicação, para nos dar voz e voltarmos pacificamente às ruas exigindo respeito a Lei e a Ordem e a DEMOCRACIA.
E da transposição do São Francisco não falam mais?
Temos o rei Roberto Carlos, o rei Momo e, agora ,o rei da bravata e da mentira, Lula-paz-e-amor. Vou rever o Rei do Gado que ganho mais.
Pior que o PT e lula é o consórcio da imprensa velha, essa morrerá também.
Tem Sinistro que é leão contra JB, e tchutchuca com o Molu$$$co.
É triste ter um Presidente pinóquio . Excelente texto!
Excelente artigo é pena que aqueles que precisam ter conhecimento do mesmo, não o fazem. É a imprensa vendida, vivedores de bolsas auxilio (creio que bolsas perenes não existem em nenhum lugar deste planeta-são ajudas circunstanciais para dar apoio em eventos adversos), os que adoram Lula etc. Aliás essa legião que segue o pobre de Garanhuns só pode ter explicação Cósmica, aqui na Terra não consigo. Uma ocasião quando o poste se candidatou a prefeito de SP eu estava em uma feira livre em uma banca de bananas e o dono da banca brincou com um senhor do meu lado em razão do mesmo ter vindo da terra do Lula. Pergunta ” em quem você vai votar….resposta ” por recomendação do Lula eu voto até em cachorro (que se tenha o maior respeito do mundo aos cachorros bichos-palavras minhas). Ai termino indagando ” será que todos pensam dessa forma – creio que não, mas os que pensam prejudicam os demais.
Essa corja que está aí tá se fazendo de invisível. Um sujeito que não foi eleito, uma justiça apodrecida na corrupção, o povo brasileiro não é biruta de aeroporto. Tem que os homens de bem que existe em todo estamento público junto com empresários e todo segmento da nossa sociedade e pra cima dessa corja de ladrão terrorista comunista e acabar com essa palhaçada
Muito bom Silvio !!!! Lula sempre foi um cínico e mentiroso. Esta no DNA dos membros desse partido nefasto, muita cara de pau.
O executivo atual, protegido pelos escudos do Supremo Imperador Alexandrus I, o Calvo, acredita estar acima de tudo e de todos.
Chegará o momento em que a população reagirá e as consequências serão imprevisíveis.
O presidente sempre foi campeão em mentir e roubar… Fake News? Na democracia do governo do Luladrão e do stf só vale pras postagens da direita ou contra os próprios…