Apesar de admitir o erro, o editor internacional da BBC, Jeremy Bowen, afirmou que não se arrepende por ter divulgado que a explosão no Hospital Al Ahli, em 17 de outubro, em Gaza, foi de autoria de Israel.
+ Leia mais notícias de Mundo no site da Revista Oeste
Sem provas, o Hamas culpou o Exército israelense pelo ataque. Antes mesmo de terem acesso a provas contundentes, grandes veículos de comunicação, como a BBC, divulgaram a versão dos terroristas como verdadeira.
“Não me arrependo de nada em minhas reportagens, porque acho que fui completamente comedido e não me precipitei em fazer julgamentos”, afirmou Bowen, em vídeo divulgado no domingo 26, no programa Behind the Stories (Por Trás das Histórias, em tradução livre).
Falso relato
No momento em que o apresentador afirma que Bowen relatou falsamente que o prédio do hospital havia sido destruído, ele responde: “Ah, sim, entendi errado”.
Leia também: “Israel e Hamas estendem cessar-fogo por mais 2 dias”
Ele continua explicando que, ao analisar as imagens do hospital, tudo que conseguiu ver foi “um quadrado que parecia estar em chamas por todos os lados” e “uma espécie de vazio no meio”.
“Tivemos de juntar o que vimos, e pensei: ‘Bem, parece que todo o prédio desapareceu'”, relatou. “Essa foi a minha conclusão ao olhar as fotos, e estava errado.”
Apesar da repercussão internacional da falsa notícia, que erroneamente incriminou Israel, Bowen não sente nenhuma culpa.
“Não me sinto particularmente mal por isso”, relatou Bowen, poucas horas depois dos primeiros relatos da explosão de 17 de outubro. “O míssil atingiu o hospital pouco depois de escurecer. Você pode ouvir o impacto. A explosão destruiu o Hospital Al-Ahli. Já foi danificado por um ataque menor no fim de semana. O prédio foi destruído.”
Posteriormente, a BBC emitiu nota de correção. O pedido de desculpas pela divulgação errada veio em seguida.
Leia a reportagem “7 de outubro: a batalha pela verdade”, de Frank Furedi, publicada na Edição 192 da Revista Oeste
Como todo bom esquerdista. Já foi o tempo que a BBC era fonte confiável.
A BBC de hoje não se compara com a gloriosa BBC da época da segunda guerra mundial. É ideológica, esquerdista, anti-semita, e não confiável em suas reportagens. Está virando uma rede globo. Em memória de um passado digno, devia mudar de nome.
Mister Bowel apenas excretou o seu posicionamento ideológico.
Outras evacuações ainda ocorrerão, podem ter certeza.