O jornal O Estado de S. Paulo, em editorial publicado na edição desta terça-feira, 12, afirmou que o caso do morador de rua que ficou 11 meses presos pelos atos de 8 de janeiro — e agora deve ser absolvido — é um exemplo “dos exageros que estão sendo cometidos em nome da defesa da democracia por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR)”.
+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste.
O serralheiro Geraldo Filipe da Silva foi preso em flagrante em 8 de janeiro de 2023, denunciado pela PGR por cinco crimes, com penas que poderiam chegar a 40 anos de prisão, permaneceu 11 meses preso e foi libertado apenas em novembro do ano passado.
Agora, em março, o ministro Alexandre de Moraes, relator dos casos relativos à invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes, votou pela improcedência da denúncia — que o STF havia decidido receber, por maioria de votos, em 31 de maio. Agora, nas alegações finais, a PGR disse que não havia provas contra o morador de rua. O esperado é que os outros ministros acompanhem o parecer da PGR e de Moraes e que Geraldo seja absolvido.
+ Morador de rua que pode ser absolvido pelo 8 de janeiro ficou 11 meses
O morador de rua disse, em depoimento até então ignorado pelas autoridades, que estava em Brasília havia três meses e, por curiosidade, foi observar a manifestação. “Isso lhe custou caro: quase um ano de prisão sem que tenha cometido crime algum. É possível imaginar a angústia e o sentimento de impotência do sem-teto, que, sabidamente inocente, viu o poderoso aparato persecutório do Estado se voltar contra ele”, escreveu o Estadão.
+ Estadão: ‘É hora de encerrar os inquéritos do STF’
Para o jornal, o caso ilustra os abusos que têm sido cometidos pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário em “cruzada” pela democracia;
O desleixo do parquet — e também do STF, que aceitou uma denúncia inepta — autoriza a inferência de que Geraldo foi tratado como só mais um em meio às denúncias de baciada que a PGR ofereceu contra os acusados de praticar os atos golpistas. Em nome de uma suposta cruzada em defesa da democracia, abusos têm sido cometidos pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário.
Liberdades foram cassadas sem o devido processo legal, diz Estadão
O Estadão lembra de situação semelhante que envolveu Moraes e o STF: três brasileiros foram expostos e acusados de agressão contra o ministro e seu filho no Aeroporto Internacional de Roma. No fim, a Polícia Federal nem mesmo indiciou os acusados, que chegaram a ser chamados de “selvagens” pelo presidente Lula.
+ Estadão: Atuação do STF no caso de ‘agressão’ a Moraes teve ”claros propósitos intimidatórios’
“Liberdades foram cassadas sem o devido processo legal. Punições ‘preventivas’ têm sido determinadas pelo STF, como é o caso dessa estapafúrdia decisão de Moraes que proíbe Jair Bolsonaro de participar de eventos em quartéis”, diz o jornal.
Apesar de reconhecer todos esses abusos, o Estadão segue afirmando que o STF teve uma importância decisiva para “frear a sanha golpista que moveu o governo Bolsonaro do primeiro ao último dia de seu mandato”.
+ Moraes vota para absolver morador de rua preso pelo 8/1
O jornal encerra o texto ao questionar a existência de outros casos como o de Geraldo. “É reconfortante saber que um homem inocente deverá ser reconhecido como tal pela mais alta instância do Poder Judiciário do País. Mas, diante da violência estatal cometida contra Geraldo Filipe da Silva, entre outros abusos, é o caso de perguntar: afinal, quantos “Geraldos” ainda há atrás das grades na segunda maior democracia das Américas?”, finaliza.
Não posso dizer se houve ou não, abusos nos processos de condenação dos “suspeitos” que foram pegos naquele dia 08/01/23. Não posso dizer, pelo simples motivo que eu não estava lá mas o Xandão também não estava, estava ele em Paris. Ele se baseia por relatórios policiais como esses que vemos todos os dias, cada um mais absurdo que outro. No meu modesto conhecimento, acho que esse negócio aí ficou todo contaminado desde o início, graças à incompetência desses estagiários da GESTAPO Planaltina. Por outro lado eu só sei do seguinte: Ao ver uma grande confusão se formando, o que se deve fazer é dar meia volta e tratar de se afastar o mais rápido possivel daquele local e todos esses que estão presos, fizeram exatamente o contrário e agora estão pagando por suas imprudências. Simples assim. Todo esse negócio aí, deveria ser anulado, por falta de provas.
Vale lembrar que o Estadão faz parte deste consórcio que protege as mazelas cometidas pelo Xandão e sua trupe.
Quer dizer que o Estadão ainda acha que houve golpismo ou sanha golpista ou tentativa de golpe ou o raio que o parta?. Então que nos diga logo como líder do CONSORCIO DA IMPRENSA, aonde estão as gravações que Flavio Dino disse terem sido apagadas?. O que essas fitas nos revelariam?. O que mais sabe se houve infiltração nessa farsa de 8 de Janeiro?. Sendo um jornal tucano como entendeu a “descondenação” de Lula e as celebridades tucanas que fizeram o “L”?. Sabe se foram eles os arquitetos dessa armação LULA/ALCKIMIN/STF/TSE?
Decadente Estadão, fui tucano desde Montoro e Covas até 2019 ano que vocês, FHC, DÓRIA, JEREISSATI, ALCKIMIN, SERRA, juristas, economistas se revelaram maus caráter, que tudo fizeram e com muito ódio para derrubar um governo honesto e competente que enfrentou no primeiro ano lideranças de um Congresso opositor e 2 anos de pandemia, mesmo assim conseguindo bons resultados econômicos e sociais. Atualmente com 78 anos tenho vergonha ter admirado vocês tucanos por tanto tempo e desperdiçado meu voto e de familiares nessa cambada de inúteis.
Estadão, vai à merd@ com a sua “democracia” que escandaliza o mundo enquanto essa imprensa patrocinada pelo regime pisa em ovos para não chamar esse tribunal de ditadores, porque é isso que estamos vivendo. DITADURA que o Estadão e cia ajudou a implantar no BR. Nos meus 65 anos de vida, tendo vivido sob o regime militar, posso dizer que nunca vivemos aberrações e injustiças que vivemos sob a ditadura da toga.
Estadão ainda tem o cinismo de perguntar quantos GERALDOS ainda estão sob o cárcere particular do ditador chefe, sr A.Moraes. A gente te responde com precisão, Estadão: são outroS 1500 GERALDOS presos inocentes além de dezenas de jornalistas e cidadãos brasileiros comuns exilados ou fugidos do Estado que persegue, prende e tortura quem nada deve à Justiça. Bem ao contrário do PR cordenado por crimes variados que o Estadão e seus comparsas ajudaram a colocar no poder. ESTADÃO, faz um favor à decência: não chame o regime 4TF-PT de salvadores da democracia. O nome disso é DITADURA.
Sabe quando isso vai parar?
Vai parar quando os ministros do STF se derem conta de que NÃO SÃO ETERNOS!
O que signfica isso ?
Signfica que, agora estão criando uma DIVIDA HISTÓRICA, do estado brasileiro, para com as famílias dos cidadãos, que reabrirão o caso novamente em nome da justiça, que o caso será julgado novamente por OUTROS MINISTROS no futuro, com farta documentação de que essas famílias, terão de ser INDENIZADAS, por abuso de poder e tirania !
A história não pode ser apagada!
Fazer pessoas morrerem, quando estão sob tutela do estado?
Comprou seu diploma ?
Os erros cometidos serão duramente apontados na época que a COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, estiver ocupada por pessoas, que vão se estarrecer, quando conhecerem os fatos documentados por diversos cidadãos desta época e vão se perguntar :
– O que eles comiam no café da manhã ?
Pensavam que eram DEUSES ETERNOS e que a justiça não olharia para a sua própria HISTÓRIA ?
Então os custos do campo de concentração nazista, criado pelo governo brasileiro, que tinha advogados com ego de juízes e juízes com ego de galinhas, terá de fazer uma enorme reparação histórica, isso será INEVITÁVEL,, não estarei presente para assistir, como uma classe de advogados, em nome de interesses corporartivistas, nada patrióticos, foi capaz de manchar a história do órgão que representa a saúde mental de um povo !
#VergonhaInstitucional !
Estadão ?
É um produto para cães urinarem?
A publicidade das bancas de jornal nos mostra uma outra realidade !
Vamos lá estadinho. Agora para tirar um 10 nos fale sobre o papel do STF para “frear a sanha golpista” no país! rsrs. Não tem como falar sério gente… só pode ser um editorial de humor.
O jornalão que fez o L e é responsável por essa desgraça que vivemos agora critica seus parceiros da “Liga da Injustiça”. Não percebe que, ao afirmar sem provas que Bolsonaro “moveu uma sanha golpista”, está cometendo a mesma injustiça que comete a camarilha togada. E ainda tem a cara de pau de perguntar quantos estão presos injustamente. Todos estão presos injustamente!
Agora que o valente Estadão viu isto? o PIX não entrou ???
SO AGORA ESTADAO? DEVE ESTAR BAIXANDO A RECEITA POR LAH DEPOIS DE APOIAREM UM EX-PRESIDIARIO A SER PRESIDENTE !
Cadê os advogados DPU corruPTista? Que só entram em ação quando é pessoa esquerdalha . ALGUM ADVOGADO ASSUMA E PROCESSEM O STF E A PGR. QUEM VAI SE HABILITAR, OU TÊM RABO PRESO NO STF, TB?
.. mais de mil processados ilegalmente no mínimo por foro inadequado, algo quer serviu para as “cortes” anular as sentenças dos crimes de um bandido e fazê-lo presidente, tudo sob a omissão da OAB e submissão por medo de quem poderia frear o golpe em curso … mas esta é a justiSSa da Ilha de Macunaíma.
Agora já era, vocês foram cúmplices dessa gente.
Estadão, atual esgotão, atos golpistas teu cool
…” na segunda maior democracia das Américas…” Um escárnio, estadinho! Um escárnio. Desdém com a inteligência de quem lê e sabe interpretar. Fizeram o L, apoiaram desde o início esse consórcio. Agora o pix deixou de chegar. São crápulas travestidos de jornalistas.
Jornaleco DESONESTO…com/composto por gente desocupada que nada entende de jornalismo…sempre socorrido por grandes famílias de empresários…Grupo VOTORANTIN…vivia tirando do vermelho as contas desses FAKES NEWS…folha de SP e BAND são a mesma coisa…jornalismo vendido!
É tarde mas nfim o Consórcio lulopetismo de imprensa caindo na real e comprindo seu dever de informar corretamente.
Os advogados deveriam pedir uma indenização para esse senhor em valores Alexandre de Moraes. Que tal 25.000.000,00 ou 50.000.000,00. Quanto custa a liberdade de um ser humano por uma ano?
Tirada dos salários dos ministros.