O apresentador Fausto Silva, o Faustão, recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, neste domingo, 10. Ele seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias em casa para a reabilitação, depois de realizar um transplante cardíaco.
Faustão, de 73 anos, não apresentou sinais de rejeição do novo coração e tinha sido transferido da unidade de tratamento semi-intensiva para o quarto, na sexta-feira 8.
Como foi a cirurgia de Faustão
O apresentador passou por uma cirurgia de transplante de coração em 27 de agosto, com duração de 2 horas e 30 minutos. O apresentador estava internado desde 5 de agosto, depois de apresentar um grave quadro de insuficiência cardíaca.
O procedimento foi realizado com sucesso. Em seguida, Faustão seguiu na unidade de terapia intensiva (UTI) para o acompanhamento da adaptação do órgão e do controle da rejeição.
Leia também: “Primo de homem que doou coração a Faustão agradece menção”
Embora a cirurgia tenha sido classificada como “prioridade máxima”, Fausto Silva teve de entrar em uma lista de espera única, coordenada pelo Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde. A regra vale tanto para os pacientes da rede pública quanto para os da privada.
Depois, sem apresentar intercorrências, Faustão foi transferido da UTI para a unidade semi-intensiva, em 1º de setembro. Uma semana depois, foi para o quarto do hospital.
Gratidão
Na quinta-feira 31, o apresentador divulgou um vídeo nas redes sociais para agradecer à família do doador do coração.
Leia mais: “Recuperação de Faustão: sem drenos e início de sessões de fisioterapia”
“Sou eternamente grato ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo”, disse Fausto Silva. “Fico emocionado. Ele me deixou a chance de viver de novo. Transportar para outra pessoa o direito de continuar viver é muito mais que uma generosidade. Foi uma benção que Deus me deu.”
Revista Oeste, com informações da Agência Estado