O jornal Folha de S.Paulo publicou, nesta sexta-feira, 1°, que, caso o ministro da Justiça, Flávio Dino, seja aprovado para o Supremo Tribunal Federal (STF), “será o 5° integrante negro” da Corte. O texto observou ainda que Dino se considera pardo.
“Criado em 1891, o STF teve apenas quatro ministros negros entre os 170 que já passaram pela Corte”, observou o jornal. “São eles: Pedro Lessa, Hermenegildo de Barros, Joaquim Barbosa e Kassio Nunes Marques. Nenhuma mulher negra foi ministra até agora.”
Dino mudou a autodeclaração de branco, em 2014, para pardo, a partir das eleições de 2018, quando se elegeu governador do Maranhão.
A Folha ouviu representantes do movimento negro que cobraram “compromisso de Flávio Dino com as pautas raciais na Corte, embora isso ainda seja visto como uma incógnita”.
Movimento negro critica na Folha indicação de Flávio Dino ao STF
O Mulheres Negras Decidem, integrante do movimento negro, avaliou a indicação Dino ao STF “de forma negativa”. Conforme declararam integrantes do grupo ao jornal, não era o que reivindicavam. “Segundo Gabrielle, faltou um compromisso de Lula com a população negra”, observou o jornal. “Sobretudo com as mulheres negras, faltou escuta. O que mais chama atenção é ele nem sequer ter se reunido com os movimentos. Isso é muito grave.”
Leia também: “Lula dobrou a aposta”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 183 da Revista Oeste
QUER DIZER QUE O MOVIMENTO NEGRO ESTA RECLAMANDO QUE O LARAPIO NAO OS OUVIU??? SO ESSE IDIOTAS UTEIS SE SURPREENDEM COM AS ATUTUDES DESSE PAI DA MENTIRA.
De acordo com a preferência do pt a indicação deveria ser uma mulher negra para a suprema corte.
Bom ,,,,,,, o Dino já está se declarando negro e a folha está dizendo que ele é mesmo negro , portanto só falta ele virar trans , aí estará de acordo com o desejo do pt e não terá mais discussão pois haverá na corte uma “mulher negra”, como eles acham que deveria ser..
.
Nem Kassio Nunes e nem Dino são negros na cor da pele. Se suto declarar algo até papagaio que é verde pode se declarar negro se mandar ele repetir. Que palhaçada.