Em fevereiro, uma reportagem exclusiva de Oeste mostrou que ao menos 345 ianomâmis morreram por doenças e desnutrição em 2023, primeiro ano do governo Lula. O número supera os 343 óbitos de 2022, quando o país era presidido por Jair Bolsonaro.
À época, a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde reconheceu, em um relatório de 123 páginas, as falhas que levaram à tragédia. Passaram-se seis meses, e nenhuma outra informação sobre esses povos foi divulgada pela gestão petista.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O assunto foi o tema do editorial de opinião do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira, 2. De acordo com ao publicação, “o governo Lula da Silva esconde deliberadamente, há pelo menos cinco meses, informações sobre a realidade do povo ianomâmi”.
O Estadão denuncia que esse “apagão de dados” impede a sociedade brasileira de acompanhar as condições de vida dos indígenas.
“Os números [de 2023] mostraram que, apesar do discurso em defesa dos povos indígenas como contraste com a administração Bolsonaro, o governo petista foi incapaz de mudar a situação devastadora imposta aos ianomâmis, a despeito da organização de uma força-tarefa que prometia pôr fim às agruras desse povo”, analisou o jornal.
‘Operação abafa’ do governo Lula sobre os ianomâmis
O texto lembra também que o Ministério da Saúde não divulgou nenhum dado referente a 2024. “Sem dúvida, isso levanta suspeitas de que a situação, no mínimo, não melhorou, se é que não está ainda pior”, alerta o editorial.
Por meio da Lei de Acesso à Informação, o Estadão buscou os números. No entanto, nessa espécie de “operação abafa”, o governo negou os pedidos. A pasta disse que vai divulgar os dados “em breve”.
+ Filme que contou a história de prostituta com dinheiro público terá continuação
“A transparência em um governo democrático não é uma escolha da administração pública, mas um direito do cidadão”, lembra o veículo de comunicação. “O governo Lula tem a obrigação de mostrar – com dados sólidos, e o quanto antes – se suas ações melhoraram de fato a vida dos ianomâmis e de todos os povos indígenas.”
Para o Estado de S. Paulo, não se pode esquecer, de jeito nenhum, a comoção que causaram aquelas imagens de crianças esquálidas, que rodaram o Brasil e o mundo.
Quem é genocida agora?
É sempre bom lembrar que o descondenado foi eleito com apoio do Estadão.
Um genocida
Maduro esconde as atas das urnas, que provariam que ele não ganhou as eleições na Venezuela!
Lula esconde os dados sobre mortes dos Yanomamis, dados esses que provariam que sua gestão da questão indígena não é um pingo sequer melhor que a de Bolsonaro!
A Esquerda está completamente desacreditada na América Latina. E a culpa não é da Direita, é dela mesma, que é incapaz de oferecer alternativas melhores do que a oposição nas questões que afligem a América Latina inteira que são, pobreza extrema, baixa competitividade e produtividade, baixo crescimento econômico, baixa escolaridade, péssimo sistema de saúde, etc.! Essa incapacidade é resultante de uma visão de mundo ultrapassada, retrograda, que insiste em ver o Capitalismo, o livre comercio, os Estados Unidos, como inimigos!
Todos os assuntos são complexos e difíceis de resolver, mas não impossíveis. Bastaria pra isso, pessoas realmente comprometidas com a gestão das coisas, corajosas em desafiar o status quo, não só capazes de diferenciar o certo do errado mas com determinação de escolher o certo, pensando no bem da população inteira e não desse ou daquele setor específico, e principalmente, sem interesse em se auto promover. Mas pessoas assim, na Esquerda Latino Americana, é raro de se encontrar hoje em dia!
É fácil criticar, fácil apontar o dedo, difícil é agir, mostrar caminhos que leva a solução, é um povo nomadi, sofrido, coisa que esse governo de merda não se comove, ministra indígena que não tem amor a sua própria história de vida, a meu ver ela é cruel, deixa morrer outras etnias, não sendo a dela, é melhor viajar e contar histórias!
” Se eu não resolvo, muda a metodologia de quantificação ou parametrização ” ; ” Se eu não resolvo mesmo mudando a metodologia, escondo, nego, sonego ” – é o PT sendo PT
O que se pode dizer, no mínimo, é que este governo é incompetente. E entre o que falam e o que agem, tem um enorme abismo!
Essas mortes agora são para salvar a “democracia e estado de direito “ no nosso país e livrar o Brasil do terrível Bolsonaro ….. vocês podem achar que minha ironia foi longe demais … esperem pra ver a mídia militante ….essa mídia que hoje diz que Bolsonaro é amigo do Maduro
A mídia podre, os “artistas socialistas”, os europeus e tantos outros hipócritas estão calados, bando de f d p!
Tolos aqueles que acreditam na transparência e capacidade desse (des) governo.