Um dos maiores ícones da história do futebol brasileiro, Mário Jorge Lobo Zagallo morreu na noite desta sexta-feira, 5. A informação foi confirmada pela família do ex-atleta, que divulgou uma nota nas redes sociais do tetracampão mundial pela Seleção Brasileira.
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo”, diz um trecho da mensagem. “Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante.”
Na parte seguinte do comunicado, Zagallo é apresentado pela família como um apaixonado pelo Brasil. “Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, afirmam os familiares. “Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa.”
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A causa da morte não foi divulgada até o momento da publicação deste texto. Mário Jorge Lobo Zagallo tinha 92 anos e deixa 5 filhos. Sua companheira, Alcina de Castro, já havia morrido em 2012, por complicações de uma insuficiência respiratória.
A trajetória vitoriosa de Zagallo
Mário Jorge Lobo Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, no Rio de Janeiro. Ao longo da carreira como jogador, conquistou as Copas do Mundo de 1958 e 1962. À frente do banco de reservas, o “Velho Lobo” manteve a trajetória vitoriosa e conquistou o Mundial de 1970. Ainda ergueu a taça do mesmo torneio em 1994, como coordenador técnico da Seleção Brasileira.
Zagallo treinou o Brasil em 1974 e 1998. Em 2006, desempenhou novamente a função de coordenador técnico, como fizera em 1994. Ao todo, foram cinco finais em sete participações nas Copas do Mundo.
Leia também: “O Brasil sem Pelé”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 197 da Revista Oeste
Em virtude de sua carreira vencedora, Zagallo recebeu a Ordem de Mérito da Federação Internacional de Futebol (Fifa) em 1992 — a mais alta honraria da entidade.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste
Grande brasileiro. Já estava meio sumido, acredito que devia estsr acamado dada a idade avançada e já ter tido problemas de saúde. Descansou.
Os bons brasileiros estão indo embora. Os que ficam, bom, sem comentários…
Nome de grandeza e nobreza da Nação brasileira.
Apresento as homenagens, o respeito e a admiração ao eminente desportista Mário Jorge Lobo Zagallo,.
Com plena certeza que já tem muito sucesso em suas jogadas nos campos do Senhor na excelsa companhia do Senhor dos Mundos
Minhas respeitosas condolências aos familiares e amigos.