Na noite de quarta-feira 6, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Dois dias depois, o assunto segue com espaço na imprensa brasileira. Nesta sexta-feira, 8, dois jornais seguiram o mesmo caminho: elogiaram a proposta de desestatização e repudiaram cenas protagonizadas por militantes da esquerda. Presentes na Casa legislativa na hora da votação, esquerdistas tumultuaram a sessão, agrediram policiais e tentaram invadir o plenário.
+ Leia mais notícias da Imprensa em Oeste
Em editorial, texto que simboliza a opinião de uma empresa de comunicação, o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) comemorou a decisão adotada pelos deputados estaduais, que decidiram validar o projeto para privatizar a Sabesp. Para a publicação controlada pela família Mesquita, o placar — que foi de 62 a 1 na Alesp — representa vitória para o governador Tarcísio de Freitas. Uma vez com o texto aprovado pelos parlamentares, o veículo de mídia ressalta que agora a única preocupação deveria ser os detalhes para se cobrar “uma boa regulação para que a privatização seja bem-sucedida”.
“Inconformados com a democracia vão buscar refúgio no Judiciário”
Jornal O Estado de S. Paulo — 8/12/2023
O “deveria” por parte do jornal se dá pelo fato de a oposição, sobretudo a militância de esquerda, não aceitar a derrota no cenário político. Além do tumulto durante a votação, partidos “progressistas” já se movimentam para judicializar o caso. O que vai contra os valores democráticos, avalia o Estadão. “Os inconformados com a democracia não querem discutir nada disso”, afirma o impresso. “Só querem mesmo é bagunçar.”
Leia mais:
“Agora, fiéis à sua natureza, esses inconformados com a democracia vão buscar refúgio no Judiciário para que a lei a ser sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas seja declarada inconstitucional”, critica o Estadão. “Complementando a tentativa já consumada pelo PT e o Psol, que entraram em outubro com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para tentar derrubar o decreto que facilitou a privatização.”
Folha: privatização da Sabesp será benéfica à população paulista
Controlada pela família Frias, a Folha de S.Paulo foi outro jornal a abordar o avanço do projeto de privatização da Sabesp em editorial desta sexta-feira. De acordo com a publicação, a desestatização da companhia de saneamento representará “benefício da população” paulista. Proposta que seguiu adiante apesar dos militantes esquerdistas. O impresso paulistano destacou o fato de a oposição ao governo Tarcísio ter decidido se ausentar da votação a respeito da proposta.
“Conduta deplorável dos discordantes que tumultuaram a sessão”
Jornal Folha de S.Paulo — 8/12/2023
Assim como o Estadão, a Folha lamenta o fato de a esquerda ter decidido participar da discussão de outra forma. Em vez de votar, provocou-se a baderna dentro da sede do Poder Legislativo do Estado de São Paulo. “A conduta deplorável dos discordantes que tumultuaram a sessão”, afirma a equipe da Folha. “Levando a PM a reagir, não bastou para impedir que a maior empresa de saneamento do país possa avançar no objetivo central: acelerar a universalização dos serviços.”
Leia também: “Privatização da Sabesp vai passar pela Câmara Municipal de São Paulo”