Em junho, o Ministério Público Federal (MPF) moveu ação civil pública contra a rede de rádio e TV Jovem Pan. Nela, pede a cassação de suas três concessões de radiodifusão e pagamento de indenização de quase R$ 14 milhões por “danos morais coletivos”.
+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste
O MPF alega que a empresa violou “diretamente a Constituição e a legislação que trata do serviço público de transmissão em rádio e TV”. Segundo o órgão, a empresa de comunicação teria feito isso ao participar da “campanha de desinformação que se instalou no país ao longo de 2022 até o início deste ano, com veiculação sistemática, em sua programação, de conteúdos que atentaram contra o regime democrático”.
Confira em detalhes: “MPF pede cassação de concessões da Jovem Pan”
Jovem Pan propõe conciliação
Em documento obtido pelo site do jornal Folha de S.Paulo, a Jovem Pan teria manifestado, na Justiça, interesse em um acordo com o MPF, sem que a ação precisasse seguir adiante, portanto.
A audiência de conciliação está marcada para 24 de agosto. Segundo analisou a Folha, a proposta da empresa de comunicação seria “ajustar sua conduta”, de modo a “resolver a situação de forma consensual”.
Ministério Público fala em cassação, multa e veiculação de mensagem
As medidas por parte do Ministério Público não se limitam ao pedido cassação das três concessões públicas de rádio e à multa milionária. O órgão também propõe à Jovem Pan que transmita “mensagens ao longo do dia, em 15 edições diárias de três a quatro minutos, atestando a eficiência do processo eleitoral e de outras instituições”.
Relembre: “Procuradores que querem tirar a Jovem Pan do ar assinaram ‘carta pela democracia'”
“A guerra contra a Jovem Pan”
Na Edição 171 da Revista Oeste, o colunista e conselheiro editorial J.R. Guzzo avaliou a ação do MPF contra a rede Jovem Pan:
“Desde a intervenção da ditadura de Getúlio Vargas contra O Estado de S. Paulo, em abril de 1940, com a entrega da sua direção a um funcionário do governo e a transformação do jornal num boletim de propaganda do ditador, não se tentou no Brasil nenhuma violência contra um órgão de imprensa como a denúncia que o Ministério Público Federal acaba de fazer para punir a Rádio Jovem Pan”, afirmou Guzzo.
Você pode conferir o artigo completo tocando ou clicando neste link.
É inacreditável que apenas 2 procuradores, óbviamente com tendências marxistas, tenham esse poder de propor a cassação da concessão de uma das emissoras mais antigas do Brasil por crime de opinião, já que nessa história de atos anti-democráticos pode caber qualquer coisa.
Me lembra a época do regime militar em que até o guarda do portão de entrada de uma unidade da Petrobrás tinha poder de polícia.
Tristes tempos esses que estamos vivendo.
Que vergonha.É difícil acreditar que isto esteja ocorrendo em nosso país.
Virou perseguição escancarada ! Usam a palavra “DEMOCRACIA” ,CINICAMENTE . ODEIAM A VERDADEIRA DEMOCRACIA! BAJULAM TIRANOS! CANALHAS? OPORTUNISTAS? INGENUOS?
Esses dois gostam de uma lavagem cerebral mesmo (Mensagens de 15 edições de 4 minutos), devem ter sido doutrinados desde o feto. Provavelmente o final de seu projeto deve ser ter apenas uma TV. TV-PT, radio PT, Youtube-PT, PT até em suas lápides. Até um cavalo tem mais visão de mundo que isso.
Violar a constituição é prerrogativa somente do STF e do consórcio de imprensa chefiado pela Globo.
Podemos dizer que o Brasil retornou a era da ditadura Vargas( socialista também).
Fracasso de uma emissora que tem tudo pra ser a maior do país.
O que nos resta é pegar em armas e nos defendermos. Porque do jeito que a coisa vai, afogaremos na merda.
Por isso a Jovem Pan está agora aliada da grande mídia. Se observarem as manchetes estão iguais às demais. Chamam o ato do dia 08 de janeiro de golpe, as pessoas são golpistas. O MST só faz manifestações. O Lula só prega coisas boas para o país. Nenhuma reportagem sobre os juízes do STF. São pessoas ilibada agora. Estão baixando a cabeça para a ditadura . Muito triste.
Exatamente. Mudou completamente o posicionamento. Já arriou as calças.
“Jean Willis” no MP …e a Anaencefala… parça… Esperar o quê? # somos todos JP
O Brasil é o paraíso dos incompetentes e desonestos que jamais prosperariam por mérito próprio
O MP é ridículo.