Em uma artigo publicado nesta terça-feira, 27, no jornal O Estado de S. Paulo, o jornalista José Fucs fez uma análise do ato pela democracia e lembrou das declarações de opositores de Jair Bolsonaro sobre a suposta morte política do ex-presidente.
Para Fucs, mesmo que tenham tentado “lacrar o caixão” de Bolsonaro, o sucesso do ato pela democracia na Avenida Paulista deixa em evidência que ele, assim como um gato, parece ter “sete vidas”.
Embora o ex-presidente esteja inelegível e correndo o risco de ser preso, é pouco provável que os apoiadores de Bolsonaro deixem o caminho livre para que o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT e seus aliados tomem conta do país, afirma o jornalista.
Leia também: “J. R. Guzzo: ‘Ato pela democracia é legítimo direito de exercer a liberdade'”
“A manifestação, que reuniu de 600 mil a 750 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP), mostrou que o ex-presidente ainda tem uma popularidade e uma representatividade significativas na sociedade, inclusive nas faixas de menor renda, e um respaldo considerável no exterior, de onde vieram diversas manifestações de apoio a ele”, escreve Fucs.
Para o colunista, querer ignorar ou negar seu protagonismo no cenário político nacional, achando que basta enquadrá-lo como “golpista”, “fascista”, “nazista” e “extrema direita” para derrubá-lo, é fechar os olhos a um fenômeno cuja compreensão é fundamental para qualquer análise séria que se faça hoje da correlação de forças políticas no país.
Manifestação na Paulista foi além de apoio a Bolsonaro, diz colunista do Estadão
No texto, Fucs ainda afirmou que milhares de pessoas que não podem ser consideradas como “bolsonaristas raiz” e “golpistas” também participaram do ato, “sem receber sanduíche de mortadela nem qualquer tipo de remuneração para estar presentes, como acontece, muitas vezes, em manifestações realizadas pelos sindicatos e pelo PT”.
Isso deixa em evidência que, mesmo que o ato tenha sido convocado por Bolsonaro para fazer sua defesa pública das acusações que lhe são imputadas, a manifestação acabou indo além de uma simples demonstração de apoio por parte de seu eleitorado.
Ainda que ninguém portasse faixas nem cartazes com palavras de ordem, como em qualquer manifestação, num sinal evidente do nível a que chegaram a censura e a autocensura no Brasil, “não é preciso ser ph.D. em ciência política” para saber o que levou “essa turma toda” à Paulista, analisa o colunista do Estadão.
Leia também: “EXCLUSIVO: Bolsonaro diz que ficou surpreso com multidão na Avenida Paulista: ‘Foi além'”
“Eles estavam lá para protestar contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os rumos do governo petista e tudo-isso-que-está-aí, mesmo que, para muitos, Bolsonaro esteja longe, muito longe, de representar o perfil ideal para comandar o país ou liderar a direita, no sentido mais amplo do termo, daqui para a frente”, afirma Fucs.
O jornalista também diz que Lula está superestimando seu capital político e se esquecendo de que não teria sido eleito sem o apoio do frentão que reuniu as forças de centro-esquerda, de centro e até setores de centro-direita “pela democracia”, com o objetivo de derrotar Bolsonaro.
Para Fucs, ao querer impor a embolorada agenda adotada em governos anteriores do PT, que jogou o país na maior recessão de que se tem notícia, e ao ressuscitar a política externa que “passa pano” para terroristas e ditadores sanguinários, Lula está perdendo até o apoio daqueles que votaram nele de “nariz tampado” e “turbinando sua própria rejeição, que só tende a crescer se ele continuar seguindo por este caminho”.
+ Leia mais notícias sobre a Imprensa em Oeste
O povo se cansou da chatice “progressista” e do esquerdismo ultrapassado. Não adianta destruir Bolsonaro porque outros Bolsonaros surgirão. Ninguém vai voltar a apoiar o PT e os tucanos – o PSDB nunca foi oposição ao PT e está acabado. A tal da terceira via tem a cara do PT e o povo já percebeu. São as ideias esquerdistas que o povo rejeita, é isso que os analistas militantes não conseguem entender.
Lucidez dentro da imprensa corrupta é avis rara.
Nunca na história do Brasil, um presidente foi criminalmente qualificado, por tantas pessoas ao mesmo tempo em coro, em uma avenida muito importante em termos econômicos, políticos, culturais e científicos.Esse juri popular emiriu um veredito, que desenhou ao mundo a falência moral e ética da justiça brasileira, um fenómeno que anula o prrocesso civilizatório e coloca a sociedade em um estado social de vale tudo, estado que desafia os valores cívicos e espirituais de um povo, que assiste, a um estado feudal ser saqueado em civilidade, por pseudo elites fabricadas para impedir a ORDEM e o PROGRESSO.
É um registro histórico , é a pá de cal na carreira de um operário, que vendeu sua pele, como um pelêgo, para interesses estrangeiros e traiu seu país!
Um impeachment seria uma consequência natural e gonrosa, por parte de um congresso golpista, que pratica um parlamentarismo branco à revelia do que preconiza a consrituição federal. Algo muito parecido com um show de travestis comunistas, que são delegados de uma capitania hereditária mas, que fingem ser deputados e senadores ?
SURREAL ?
Não , é o Brasil, onde guerras de sétima geração hipnotizam ao povo e fazem o “gato” de streammng eleger a ‘lei de gerson” como o mantra social da favela institucional.
Daqui mil anos, esrudantes de uma unicersidadw lerão este texto e se perguntarão :
COMO ISSO FOI POSSÍVEL ?
A resposta está escrita no monumento da independência, na cidade de São Paulo.
Quem sabe ler, entrará em estado de choque !
O estado brasileiro é uma farsa comuno globalista?
Parece que é !
A missão de cuidar de todas as escórias do mundo, não é para qualquer estado!
Precisamos evoluir !
Excelente texto
Ufa! Tá vendo não doi nada admitir o óbvio
A nação dividida jaz em ignorância, fanatismo e ódio E claro está que estamos sob claro projeto de golpe comuno bolivariano cantado publicamente pelo multi criminoso ZéDirceu e estejam certos que O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR … quem sobreviver chorará !!!
A manifestação na Paulista deixa claro que precisamos do banimento da corrupção marxista e de uma nova constituição, sem interferência dos espoliadores da moral e do trabalhador.
Fora toffoli, fora Barroso, fora fachin, fora Mendes, fora Carmen Lucia, fora dino, fora Zanin, fora Lula, fora pt, fora psol, fora ratos imundos!
Perfeito, somente faltou dizer que o petista contou também com ajuda dos STF/TSE para se eleger. E podem ter certeza, a conta vai chegar, com toda essa gastança desenfreada que estão fazendo,,,,,
Parabéns pela leitura perfeita da manifestação.
Lula é um Presidente sem povo e a cada dia , suas declarações desastrosas, apoiando terroristas e amigo de ditadores o povo mais o rejeita, somando td isso a ditadura do judiciário q o povo não aceita LIBERDADE.
Análise extremamente precisa e que representa o pensamento de muitos. Parabéns pela clareza!