O jornal O Globo deu espaço nesta quinta-feira, 9, à veiculação de críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o veículo de comunicação, o petista demonstra “incoerência” ao impor sigilo a determinadas informações relacionadas ao governo federal.
+ Leia as últimas notícias de Imprensa em Oeste
Conforme a publicação, desde que voltou ao comando do Palácio do Planalto, Lula tem tido como marca a falta de transparência. Nesse sentido, o jornal resgata uma reportagem que registra, com números, o volume de dados negados a serem repassados à imprensa — e aos cidadãos do país em geral — pela atual estrutura do Poder Executivo.
“O Painel Lei de Acesso à Informação (LAI) revela que 7,85% dos 114.237 pedidos de informação feitos ao Executivo entre janeiro deste ano e 1º de novembro foram negados”, afirma O Globo, em editorial, texto que representa a opinião institucional de uma empresa de comunicação, que no caso está sob administração da família Marinho.
Leia mais:
Nesse sentido, o jornal carioca lembra que, porcentualmente, o volume de informações negadas pelo governo Lula está no mesmo patamar da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ainda em relação à incoerência do atual presidente da República na questão de sigilos, O Globo lembra que o petista reclamava, durante a campanha eleitoral do ano passado, da postura adotada por seu então oponente.
Dessa forma, a publicação rememora uma das falas de Lula em meio à disputa presidencial de 2022. “Vou pegar o sigilo e vou botar o povo brasileiro para saber por que você [Bolsonaro] esconde tanta coisa”, disse o petista, conforme cita O Globo. Na prática, contudo, o discurso não se confirmou, reclama o jornal: “Uma vez empossado, lamentavelmente ele reproduz a mesma falta de transparência”.
O Globo critica Lula pelo 2º dia consecutivo
Com o editorial desta quinta-feira, o jornal O Globo critica, por meio de editorial, o presidente da República pelo segundo dia consecutivo. Na quarta-feira 8, antes de abordar a incoerência do Lula em relação à imposição de sigilos, o veículo de comunicação reclamou da gestão do petista na formulação de perguntas do Exame Nacional do Exame Médio (Enem).
Para a publicação, a prova do Enem deste ano contou com “questões enviesadas sobre o agronegócio”. Além disso, o jornal ainda mapeou erro de ortografia em uma das perguntas do exame. “Desleixo”, afirmou O Globo.
Leia também: “O governo da desordem”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 183 da Revista Oeste
Incoerência é o grupo Globo poder fazer imprensa. Mas podem relaxar que já já é liberada mais uma verbinha para propagandas do Governo e a turma “aquieta-se”
Disfarce.
“O GLOBO” SURPRESO COM AS ATITUDES DE SEU “INOCENTE SALVADOR PRESIDENTE DA REPUBLICA”, ACHO QUE REALMENTE O FIM DO MUNDO ESTA PROXIMO !
Globo criticando falta de transparência e informações negadas, pelo desgoverno ??
“tolinhos”, tanta “ingenuidade” dessa imprensa !! “Coitadinhos” !!
E então globolixo, o pix atrasou?
Imprensa nefasta e carcomida!
O Globo faz parte da assessoria de imprensa do governo. De vez em quando ele tem que soltar alguma notícia como essa pra despistar.
Só que todo mundo já sabe.
O que foi globo?
O dinheiro não tá chegando?
Podem se preparar pois vai chegar cada vez menos porque eles já gastaram tudo que podiam e o que não podiam.
Assustados? calma isso é só o começo.
É isso aí, boicote total a esse lixo!
Até falir!
Sujo falando do mal lavado. Vai ver que não pingou o dinheiro, ou era chantagens para alguma concessão?
Pelo visto, a grana não está chegando como eles esperavam…