Afonso Mônaco, único nome remanescente da formação original do Domingo Espetacular, morreu na noite desta sexta-feira, 12, por complicações de um câncer. O jornalista era repórter do dominical da Record desde a estreia do programa, que completará 20 anos no ar em 18 de abril. Ele tinha 78 anos e será velado neste sábado, 13, em São Paulo.
Profissional experiente, o comunicador tinha 5 décadas de carreira e esteve a frente de coberturas emblemáticas do canal, como na investigação do sumiço de Madeleine McCann. A notícia de sua morte foi confirmada pela família, que divulgou uma nota de pesar nas redes sociais, e por seus colegas de trabalho na emissora.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Eduardo Ribeiro, ex-âncora do Domingo Espetacular e atual apresentador do Fala Brasil, foi um dos que homenagearam o comunicador, que também teve passagens marcantes pelo Fantástico e pelo Globo Rural. “Um veterano da TV brasileira nos deixou. Afônso Monaco, 50 anos de Jornalismo. Estava lutando contra um câncer, que se espalhou. Eu estive com ele no hospital, recentemente. Afonso foi químico, estudou engenharia, ciências sociais. Ele teve uma linda história”, afirmou o contratado da Record.
Celso Teixeira, diretor de desenvolvimento de núcleo da emissora, também homenageou o colega de trabalho. “Descanse em paz, amigo. Afonso Mônaco, um dos mais importantes jornalistas do Brasil, que ajudou a construir o Domingo Espetacular. Ele parte quando o programa completa 20 anos. Que Deus conforte os familiares”, desejou o executivo.
Afonso Mônaco estava afastado da TV para tratamento do câncer
Mônaco já estava afastado do trabalho na Record há alguns meses para o tratamento de seu câncer. Além do Domingo Espetacular, o jornalista também produziu documentários para o programa Câmera Record. Ele completaria 79 anos em 7 de novembro.
A jornalista Cláudia Aied, que dirigiu a revista eletrônica até o ano passado, também fez um tributo ao legado de Afonso Mônaco. “Sincerão! Assim que eu defino Afonso Mônaco, esse amigo e grande jornalista com quem tive o orgulho de trabalhar no Domingo Espetacular. Ele se foi. Vamos sentir sua falta, Afonso! Obrigada pela amizade, pela confiança e pela parceria”, arrematou ela, que atualmente é editora-chefe do Balanço Geral de São Paulo.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste