Um dos assuntos mais comentados do mundo no momento, a batalha entre o dono do Twitter/X, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi tema da coluna de opinião do jornal norte-americano Wall Street Journal, no último domingo, 14.
+ Leia mais notícias de Política no site da Revista Oeste
Ao analisar o processo judicial no qual Musk foi inserido por defender a liberdade de expressão no Brasil, a jornalista Mary Anastasia O’Grady afirmou que o empresário é uma “resistência aos bloqueios do Judiciário brasileiro, que comete censura com os instrumentos do Estado”.
Para o WSJ, ao incluir o sul-africano na “investigação da milícia digital”, a Corte pretende “descobrir uma suposta conspiração”.
“Esta é uma luta entre um Supremo Tribunal politizado e críticos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu o jornal. “Isso mostra que o Brasil não tem mais um Judiciário independente. A triste realidade é que sua democracia está morrendo à luz do dia”, criticou o texto.
Mary Anastasia O’Grady disse ainda que o tribunal quer “calar os formadores de opinião” de cuja visão política a Corte discorda, mas que alcançam milhões de pessoas por meio de plataformas como o Twitter.
+ Revista The Economist critica Alexandre de Moraes, no caso que envolve Elon Musk e Twitter/X
“Muitos brasileiros, juntamente com Musk, acham isso antidemocrático e acham que o ministro Moraes age como um tirano que acredita que seu lado detém a verdade”, analisou a colunista. Ela destacou ainda que o temor dessas pessoas é que “um tribunal com tanto poder arbitrário seja um perigo muito maior para a liberdade brasileira do que qualquer voz independente.
Na moderna democracia liberal, a liberdade de expressão atua como um freio ao poder absoluto.
‘Escândalo de corrupção’
![](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/11/CAPA-para-materia-1064-%C3%97-614-px-2023-11-21T173050.webp)
A jornalista citou “o maior escândalo de corrupção e suborno da história do Hemisfério Ocidental”, protagonizado por Lula e o PT, que expôs a criminalidade da classe política e de seus amigos da comunidade empresarial. Também lembrou que, em 2018, os brasileiros elegeram o presidente Jair Bolsonaro para “limpar a casa”.
“Bolsonaro é um ex-capitão do Exército com um estilo rude que pode ser grosseiro, mas a principal transgressão dele foi sua promessa de proteger a propriedade privada, restaurar a lei e a ordem e desafiar a política de identidade”, destacou a publicação.
Ela fala ainda dos conservadores sociais, libertários, classes trabalhadora e média, empreendedores e agricultores que estavam “cansados do socialismo democrático” quando elegeram Bolsonaro. “Muitos estavam dispostos a ignorar suas falhas em troca de se livrar do Partido dos Trabalhadores, mas a mídia tradicional o chama de ‘extrema direita’.”
Culto a Lula
![](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/04/lula-7.jpg)
Para o WSJ, além de o Supremo Tribunal Federal ter anulado a condenação de Lula e o ter libertado da prisão, o “culto” à personalidade de Lula sobreviveu ao “escândalo de corrupção multimilionário ocorrido durante os 13 anos de governo”.
“Não surpreendentemente, seus críticos enlouqueceram, compartilhando sua indignação na internet, e Moraes vinha silenciando os opositores de Lula havia meses, convidando os brasileiros a denunciarem seus vizinhos”, relatou o jornal.
A coluna fala dos casos de pessoas com contas bancárias congeladas, dos que tiveram de recorrer ao exílio, dos que tiveram passaportes cancelados e das prisões aos que ousaram questionar a legitimidade da vitória eleitoral de Lula. Em todos esses episódios, “o denominador comum foi a falta de devido processo legal”.
+ Elon Musk: ‘EUA não permitem que Twitter/X viole leis de outros países, como quer Moraes’
Tudo isso porque o Tribunal Eleitoral aprovou uma resolução que concede a si próprio o poder de policiar a internet e, dessa forma, ordenou a remoção dos conteúdos de que não gostasse das plataformas digitais.
Foi então que, em 6 de abril, Elon Musk se rebelou. Na semana passada, o empresário desbloqueou algumas contas e ameaçou, inclusive, divulgar sua comunicação com o tribunal. Para o Wall Street Journal, esta é “uma prestação de contas que os brasileiros merecem ver”.
+ Elon Musk mostrou para o mundo a ditadura brasileira. E agora, que farão os brasileiros?
Leia também: O homem sem medo, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 212 da Revista Oeste e liberado a não assinantes
Até a imprensa estrangeira enxerga e critica os desmandos e a censura que o pais está vivendo nas mãos dos tiranos ditadores insanos que fazem com o povo o que bem entendem.
Enquanto isso aqui, a imprensa asquerosa do consórcio marrom, aplaude e divulga os “feitos” do desgoverno parasita, em retribuição aos milhões de reais de dinheiro público que entram nos seus caixas, para divulgarem as mentiras à população.
E o povo que se exploda né jornazistas !!??
Comecem entrevistando Artur Virgilio ex celebridade tucana para dizer o que acha da farsa do 8 de janeiro e como entende a manifestação insana de Alckimin no altar de uma igreja em missa para homenagear a posse do comunista cristão? Flavio Dino no STF: “quis o destino que na hora certa e no momento certo, Flavio Dino fosse o Ministro da Justiça e Segurança para ajudar a salvar a democracia e evitar o golpismo”.
Como dorme esse cristão Alckimin, sabendo dessa farsa do golpe que esta levando patriotas inocentes sem quaisquer antecedentes criminais a tortura e condenação até 17 anos de prisão em última instância, que teve destacada participação de FLAVIO DINO?
Por que a OAB, FHC e celebridades tucanas não se manifestam sobre o que esta acontecendo com o CONSORCIO LULA/STF/TSE.
Afinal, por que fizeram o “L”? Que diabo de arquitetura foi essa, para derrubar o governo Bolsonaro e destruir a democracia do pais formando a dupla LULA(esquerda radical) e Alckimin (tucano super religioso, conservador e aparentemente sério)?.
Sugiro à Revista Oeste que urgentemente entreviste no programa OESTE SEM FILTRO, essas celebridade que no passado como ex tucano admirei, para nos esclarecer que doideira insana.
petismo e STF um consorcio, uma parceria, ativismo judicial aliado a corrupção ativa do maior grau possível
Agora está faltando o nosso congresso acabar com toda essa hipocrisia e omissão, estabelecer o que é de direito, impondo a ordem com o apoio de nossa fraca FFAA , enquadrando esses juízes mentirosos e vendilhões da verdadeira DEMOCRACIA.
Não sei oque estamos esperando, temos que ir as ruas com vontade pra tirar essa quadrilha que la esta, se ficarmos esperando, as coisas vão se acentar e já era, deixamos o bonde passar, outra chance como essa não teremos jamais.
O povo está cansado da ditadura Lula/STF, basta.
Moraes atuou descaradamente para eleger Lula, agora mais claro do que nunca.
STF uma corte política que faz muito mal ao país.
Temos que apoiar é a hora de salvar o Brasil . Pressionar o congresso para ter coragem de afastar do STF quem não cumpre a CONSTITUIÇÂO . E chegar na fraude da eleição
Tem que apertar a corja cada vez mais… já já um toma coragem e se enforca talvez!
Torço pra que seja o início de uma grande virada na vida dos brasileiros……não podemos esquecer os presos dele, e continuar a exigir do congresso a anistia.
Enquanto antes o povo entender o quão nocivo e atrofiante é o consórcio Luladrão – STF e o mal que esse regime representa para nossas vidas, eles com seus poderes arbitrários são corruptos e demandam que outros participem da corrupção e o fato de termos um ladrão na presidência da república, tomando decisões por todos nós, sem sofrer quaisquer consequências por estar errado. O povo tendo consciência das arbitrariedades o quanto antes podemos nos livrar dos parasitas que pretendem viver as nossas custas ad infinitum.
Bom dia.
Pre frente Musk.
Que Deus nos abençoe.
Estamos cansados das arbitrariedades desses ladrões comunistas. A sociedade brasileira tem que dar um basta nisso ou corremos o risco de ficar igual a Cuba e Venezuela
A hora que Elon Musk jogar tudo no ventilador vai ser duro conter a irá popular, Xandão já está com a barba de molho, a batata está assando