Movimento Sleeping Giants Brasil se vê como potencial vítima de perseguição
Justiça determina que Twitter revele dados dos administradores do perfil
Um dia após o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) mandar o Twitter revelar quem está por trás do perfil Sleeping Giants Brasil, o movimento se posicionou. Sem divulgar a identidade de seus administradores, o projeto adotou tom vitimista em relação à decisão judicial.
Leia mais: “Moro respeita anulação de sentença no STF, mas…”
Por meio de postagem no próprio Twitter, o movimento teme que o parecer da Justiça nesse sentido possa resultar em “riscos de perseguição física ou virtual”. Além disso, o perfil se posiciona como defensor de “uma internet livre de ódio e de notícias falsas”.
Dessa forma, o Sleeping Giants Brasil afirma que desde sua criação, em maio, atua para mostrar a empresas que anúncios on-line promovidos por elas aparecem no que — de acordo com a iniciativa — representa “conteúdo falso ou odioso”.
O projeto não explicou, no entanto, as razões para denunciar somente veículos de comunicação digital mais alinhados com uma política editorial conservadora. O discurso de ódio protagonizado em julho por um colunista do jornal Folha de S.Paulo, que registra torcida pela morte do presidente Jair Bolsonaro e exibe publicidade até hoje, foi ignorado pelo perfil.
1) #EuSouSleepingGiantsBrasil porque somos muitos, o Sleeping Giants é um movimento, não um indivíduo.
O Sleeping Giants está em todos os que comentam, curtem, dão RT e que seguem cobrando por uma internet livre de ódio e de notícias falsas.
Todos nós somos Sleeping Giants!✊🏽
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) August 26, 2020
3) #EuSouSleepingGiantsBrasil porque nosso papel é mostrar para as empresas quando suas marcas estão colaborando com conteúdo falso ou odioso, para q elas possam decidir se seguirão financiando a articulação do ódio e notícias fraudulentas, ou não.
E isso não é ilegal! ✊🏽
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) August 26, 2020
A Justiça quer saber quem está por trás do @slpng_giants_pt?
Então vou contar.
Sra. juíza, #EuSouSleepingGiantsBrasil desmonetizando o discurso de ódio e as fake news!✊🏽
— Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) August 26, 2020