publicidade
Mundo

11 de abril é o dia mundial da doença de Parkinson

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença de Parkinson afeta cerca de 8,5 milhões de pessoas em todo o mundo

Imagem: Foto de Miikka Luotio na Unsplash/Reprodução

Em homenagem ao farmacêutico e cirurgião britânico James Parkinson (1755-1824), o 11 de abril — dia do nascimento do médico — foi escolhido para ser o Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson. A data é a oportunidade perfeita para promover esclarecimentos sobre a enfermidade e os possíveis tratamentos. A Associação Europeia da Doença de Parkinson, entidade que há mais de 30 anos trabalha em prol dos doentes, explica a data.  

James Parkinson foi o farmacêutico que reconheceu pela primeira vez o distúrbio como uma condição médica, em um artigo científico publicado em 1817. O artigo correu o mundo acadêmico, sob o título de “Um ensaio sobre a paralisia agitante” (Paralysis Agitans). Já o primeiro Dia Mundial da Doença de Parkinson aconteceu só em abril de 1997, como uma criação da Associação Europeia da Doença de Parkinson, com o copatrocínio da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Receba nossas atualizações

O que é a doença de Parkinson?

Segundo a OMS, “a doença de Parkinson é uma condição degenerativa do cérebro associada a sintomas motores, como lentidão de movimento, tremor, rigidez, distúrbios da marcha e desequilíbrio. Além de uma ampla gama de complicações não motoras, como comprometimento cognitivo, dores, além de distúrbios mentais, do sono e sensoriais”.  

A OMS explica também que deficiências motoras, tais como movimentos involuntários (discinesias) e contrações musculares involuntárias e dolorosas (distonias), levam a limitações de fala, mobilidade e outras restrições também. A doença, que também leva à demência, afeta cerca de 8,5 milhões de pessoas em todo o mundo; e ainda não há intervenção médica que promova a cura definitiva.  

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. Christian
    Christian

    é Ainda uma doença sem cura, mas tem sido pesquisada para a procura de atenuantes.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade