O primeiro navio exportador de grãos poderá deixar os portos da Ucrânia na segunda-feira 1º, depois de meses de interrupção nos embarques por conta da guerra. Segundo o porta-voz do governo turco, Ibrahim Kalin, a possibilidade de isso acontecer é alta.
Em entrevista neste domingo, 31, à emissora Kanal 7, Kalin disse que o centro de coordenação conjunta em Istambul provavelmente concluirá o trabalho final nas rotas de exportação muito em breve.
A Rússia e a Ucrânia são os principais fornecedores globais de trigo, e o acordo mediado pela Organização das Nações Unidas (ONU), assinado na Turquia, na semana passada, visa aliviar a crise alimentar e reduzir os preços globais dos grãos que subiram desde a invasão russa.
Um Centro de Coordenação Conjunta fará a ligação com a indústria naval e publicará procedimentos detalhados para navios em breve, detalhou o porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq.
A Ucrânia está com dificuldades para escoar a safra desde que a Rússia deu início à invasão ao país. O conflito começou em fevereiro de 2022. Cerca de 95% da exportação dos grãos ucranianos ocorria pelo Mar Negro, até a rota ser bloqueada pelos russos.