Há apenas 30 anos foi descoberto o primeiro exoplaneta. Ou seja, o primeiro planeta fora do sistema solar. Hoje, a Nasa já tem 5 mil corpos celestes catalogados no seu Arquivo de Exoplanetas. Só nesta semana, mais 65 planetas entraram para o catálogo.
Mas tudo isso é muito pouco. Segundo reportagem do jornal The Times, astrônomos acreditam que existam “centenas de bilhões” de exoplanetas espalhados pela Via Láctea e por outras galáxias. A possibilidade que muitos deles tenham as condições de abrigar seres vivos é enorme. Entre os mais de 5 mil já descobertos, 35% são aproximadamente do tamanho de Netuno. E 30% são “gigantes de gás”. Quatro por cento possuem o tamanho e o formato da Terra.
Relacionadas
Mais exoplanetas deverão ser descobertos com o lançamento do telescópio Nancy Grace Roman, em 2027. A missão Ariel, da Agência Espacial Europeia, em 2028, vai estudar suas atmosferas. “Tenho uma sensação real de satisfação e admiração pelo que está por aí fora”, disse o astrônomo William Borucki. “Nenhum de nós esperava essa enorme variedade de sistemas planetários e estrelas. É simplesmente incrível.”
Parabéns pela reportagem.
Espertalhões.