A agenda espacial para 2022

Entre as atividades estão o desvio de um asteroide e a preparação para a colonização da Lua
-Publicidade-
Concepção artística da nave Orion (Foto: reprodução Wikipedia)
Concepção artística da nave Orion (Foto: reprodução Wikipedia)

O ano de 2021 foi muito agitado na exploração espacial. Segundo o jornal New York Times, novos veículos pousaram em Marte, dois bilionários foram ao espaço inaugurando a privatização da exploração espacial e a China começou a construir uma estação espacial.

Segundo o New York Times, 2022 vai ser ainda mais mvimentado.  Alguns dos eventos programados:

-Publicidade-

Dois grandes foguetes serão usados pela primeira vez – o SLS (Sistema de Lançamento Espacial) e o SpaceX Starship. Os lançamentos – sem tripulantes – custarão US$ 2 bilhões cada e fazem parte da preparação para o retorno de astronautas à Lua e à conquista de Marte.  Previstos para março ou abril.

Concepção artística mostra o Space X Starship (à frente) se separando de seu estágio Super Heavy. (Foto: reprodução Wikipedia)

Nove missões estão agendadas para a Lua. Cinco são patrocinadas pela NASA. A cápsula Orion (ainda sem tripulação) vai dar uma volta ao redor do satélite e retornar. Empresas particulares (como a Intuitive Machines) vão iniciar os ensaios para a instalação de uma base permanente na superfície lunar. Outros países como a Rússia, Índia, Coreia do Sul, Japão e Emirados Árabes Unidos também estão envolvidos em vários projetos visando a Lua.

A China pode terminar a instalação de sua estação orbital Tiangong também em 2022. Dos três módulos planejados, dois são laboratórios.

A NASA vai realizar em setembro um teste para tentar desviar um asteroide chamado Dimorphos (que está em órbita de um asteróide maior, o Didymos).  A ideia é se preparar para uma situação explorada em filmes como Não Olhe Para Cima, Armageddon, Impacto Profundo e tantos outros: salvar a Terra do impacto catastrófico com um corpo celeste. O projeto é chamado DART – Double Asteroid Redirection Test (ou Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo).

Concepção artística mostra a nave “desviadora” se aproximando do asteroide Dimorphos, à esquerda. (Foto: divulgação NASA)
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.