A América Latina segue uma marcha decidida rumo ao atraso

É o que afirma Ubiratan Jorge Iorio, em artigo publicado na Edição 68 da Revista Oeste
-Publicidade-
A América Latina segue rumo ao atraso
A América Latina segue rumo ao atraso | Foto: Edição de Arte/Revista Oeste

Em artigo publicado na Edição 68 da Revista Oeste, Ubiratan Jorge Iorio explica que à América Latina apetece caminhar permanentemente, a passos largos e decididos, na estrada esburacada que leva à perpetuação da pobreza e ao distanciamento do Primeiro Mundo.

Leia um trecho

“O tempo passa, o mundo gira, debutantes tornam-se avós, velhos sobrados caem e arranha-céus brotam em seu lugar, cabelos encanecem, o futuro vai-se transformando incessantemente em presente e logo em seguida em passado, mas há lugares em que parece que nada disso acontece, em que o estoque de conhecimentos que se acumula e modifica com o tempo, em vez de evitar novos erros, os multiplica. Esse quadro de tintas kafkianas parece descrever bem a Argentina, como, de resto, a América Latina. É uma marcha decidida rumo ao atraso, a demonstrar como são esforçados os políticos da região em prol do ‘progresso da decadência’. Seu lema parece ser: ‘Avante, para trás!’.

-Publicidade-

À América Latina apetece caminhar permanentemente, a passos largos e decididos, na estrada esburacada que leva à perpetuação da pobreza e ao distanciamento do Primeiro Mundo. Não aprendeu a lição da história de que o maior dos insumos para o desenvolvimento é a liberdade, mais especificamente, a tríplice liberdade: política, econômica e de livre expressão. A região, que em 1776 tinha um PIB equivalente ao das treze colônias que originaram os Estados Unidos e que teve até agora exatos 245 anos para fazer o dever de casa, prefere insistentemente gazetear para, descalça, ir bater uma bolinha no terreno baldio e cheio de cacos de vidro do populismo. Com efeito, a região experimenta impressionantes recaídas patológicas em erros cometidos no passado, que por si só explicam a sua pobreza. É um abyssus abyssum invocat, um abismo chamando outro abismo, que por sua vez atrai outro e mais outro, em que cada erro cometido é decorado, soletrado, repetido e posto sucessivamente em prática.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 68 da Revista Oeste vai além do artigo de Ubiratan Jorge Iorio sobre a vocação da América Latina para o atraso. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Luís Artur Nogueira, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Edilson Salgueiro, Dagomir Marquezi e Theodore Dalrymple.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

 

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site