A China apresentou na terça-feira 20 seu novo modelo de trem que deverá ser o mais rápido do mundo quando entrar em operação. Sua velocidade é calculada em 600 quilômetros por hora, o que possibilitaria, teoricamente, ligar São Paulo ao Rio em 45 minutos.
O novo modelo, segundo a agência chinesa Xinhua, funciona à base de levitação magnética, também conhecida como maglev. Nesse sistema, o trem flutua sobre o trilho, e a falta de atrito possibilita alcançar velocidades equivalentes à de muitos aviões. Ele deverá entrar em operação num prazo de cinco a dez anos e atuar em rotas inferiores a 1.500 quilômetros.
“A nova arma da China: o tubarão-robô”
Os chineses já possuem o trem maglev em operação mais rápido do mundo, que liga o centro de Xangai ao seu aeroporto a 430 quilômetros por hora, utilizando tecnologia alemã. Mas o atual recorde de velocidade pertence a um modelo experimental japonês que chegou a 603 quilômetros por hora.
Se tiver terra indígena por lá, no trajeto do trem, será qu ele irá poder circular ? Aqui estamos rendo problemas com a Ferrogrão