A estratégia de Trump para reaquecer a economia dos EUA

O presidente defende relaxar as medidas de isolamento social; governadores resistem às mudanças
-Publicidade-
O presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: JOYCE N. BOGHOSIAN/CASA BRANCA
O presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: JOYCE N. BOGHOSIAN/CASA BRANCA | O presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: JOYCE N. BOGHOSIAN/CASA BRANCA

O presidente defende relaxar as medidas de isolamento social; governadores resistem às mudanças

O presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: JOYCE N. BOGHOSIAN/CASA BRANCA
-Publicidade-

“Estamos começando nossa vida novamente. Vamos dar início ao rejuvenescimento de nossa economia”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira 16, ao anunciar as novas medidas da Casa Branca para a retomada das atividades produtivas no país.

Segundo Trump, que não deu prazo para aplicar as políticas, o processo será lendo, gradual e dividido em três fases. Portanto, o objetivo é relaxar o isolamento social em áreas com baixa transmissão do coronavírus, mas manter o confinamento em locais mais atingidos.

Etapas

Times Square vazia | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

1- Distanciamento social estrito para os que estiverem em público. Reuniões com mais de 10 pessoas devem ser evitadas, bem como as viagens não essenciais;

2- Encontros não podem ter mais 50 pessoas. Para que ocorram, as medidas de precaução precisam ser adotadas. Determinados tipos de viagens serão retomadas;

3- Retorno à normalidade para a maioria dos norte-americanos, com foco na identificação e isolamento de novas infecções pelo coronavírus.

As orientações do governo recomendam que os Estados submetam a população a passar por checkpoints (pontos de verificação que analisam novos casos), façam testes e analisem os dados de vigilância dos últimos 14 dias antes de avançar de uma fase para outra.

Trump também afirmou que os empreendedores que planejam reabrir seus negócios têm de tomar medidas de prevenção, como desinfectar o ambiente de trabalho e fazer uso de testes rápidos para a covid-19 em todos os funcionários da empresa.

Os empregados mais suscetíveis à doenças respiratórias são aconselhados a permanecer em casa. Já aqueles que voltarem, necessitam tomar precauções para evitar contato muito próximo com outras pessoas e, claro, utilizar máscaras.

Time de notáveis

Casa Branca | Foto: DIVULGAÇÃO/FLICKR

A Casa Branca recrutou executivos de grandes empresas, intelectuais e acadêmicos para ajudar na formulação de novas estratégias para esse processo de retomada das atividades produtivas nos Estados Unidos. A equipe foi dividida em 16 grupos, que representam setores importantes da economia.

Entre os nomes mais conhecidos estão Elon Musk, CEO da Tesla Motors; Jeff Bezos, CEO da Amazon; Tim Cook, presidente da Apple; Mark Zuckerberg, fundador do Facebook; Jamie Dimon, diretor do banco JP Morgan; James Quincey, presidente da Coca-Cola e Ramon Laguarta, da Pepsico.

Resistência

Apesar das medidas anunciadas, há governadores — sobretudo do Partido Democrata (esquerda norte-americana) — que apresentaram resistência às medidas do governo federal., segundo o jornal The Washington Post. Trump, hoje, conta com o apoio de mais chefes de Executivo republicanos que de oposição.

A situação é semelhante à enfrentada pelo presidente Jair Bolsonaro, que defende flexibilizar as medidas de confinamento no Brasil. Todavia, alguns governadores e prefeitos decidiram não seguir as recomendações do Planalto. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal tirou do Executivo o poder de reabrir o comércio.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

  1. Acredito que falte plano de estratégia para apresentar a população daqui do Brasil. Só vemos brigas e desentendimento, mas sem plano de estratégia. Se houver, ainda não foi apresentado a sociedade.

  2. Aqui o nosso Ministro está tomando conhecimento do problema. Temos que dar um tempo para ele formular alguma política. A situação, em que pese todo o empirismo usado até agora, parece não parece estar desesperadora. A impressão que eu tenho é que o Presidente acerta mais quando procura ministros longe da área política.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site