A imagem do Brasil perante a imprensa internacional é quase sempre a pior possível. Vez ou outra, no entanto, os veículos de comunicação estrangeiros acertam em suas análises. É o caso do Wall Street Journal, que recentemente publicou um artigo chamado “Biden’s Hostility Backfires in Brazil” — A hostilidade de Biden ao Brasil sai pela culatra, em tradução livre.
“Joe Biden está no cargo há 15 meses e ainda não conversou com o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro”, diz o texto, assinado pela jornalista Mary Anastasia O’Grady. Isso não ocorreu por falta de iniciativa de Bolsonaro, mas porque Biden se recusou a atender às suas ligações.
Relacionadas
Bolsonaro, assim como outros líderes políticos não alinhados às pautas esquerdistas, está na lista negra do democrata. Isso porque, na administração Biden, a política externa é uma ferramenta para alimentar seus ressentimentos e promover a agenda “progressista”. Quem não compartilha desses valores é sumariamente excluído pelo presidente dos Estados Unidos.
O governo de centro-direita da Guatemala experimentou esse colonialismo democrata. “Talvez porque os tiranos de Washington pensem que podem subjugar um pequeno país”, explica O’Grady. “Mas ainda não deu resultados.”
Relacionadas
O Brasil é a segunda maior democracia do Hemisfério Ocidental e possui a 11ª maior economia do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional. De acordo com o Bureau of Economic Analysis, agência de estatísticas vinculada ao governo norte-americano, o comércio bilateral de bens e serviços entre os EUA e o Brasil movimentou quase US$ 100 bilhões em 2021. Isso representa um aumento de cerca de 30%, em comparação com 2020. Como resultado, o superávit comercial dos EUA aumentou para mais de US$ 26 bilhões.
“Com a ideologia antiamericana e antimercado varrendo a América Latina nos dias atuais — de Honduras, El Salvador e Nicarágua a Venezuela, Chile, Bolívia, Argentina e Peru —, o aprofundamento das relações EUA–Brasil é importantíssimo”, argumenta O’Grady.
Relacionadas
Sejam quais forem as razões, a postura de Biden representa uma ruptura com a tradição diplomática norte-americana. José Sarney, ex-presidente brasileiro (1985-1990), foi um populista avesso à livre iniciativa. Durante seu mandato, impôs um severo controle de preços. Mesmo assim, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, o recebeu na Casa Branca para uma visita oficial. O encontro entre os líderes políticos ocorreu em 1986.
Mas há um exemplo ainda mais emblemático. Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil entre 2003 e 2010, era um aliado inseparável de Fidel Castro, eterno proprietário de Cuba. Isso não impediu que George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos, o visitasse em 2005.
Relacionadas
“Alguns imaginam que, como Bolsonaro demorou em parabenizar Biden por sua vitória nas eleições de 2020, o presidente dos Estados Unidos está curando uma ferida”, diz O’Grady. “Uma explicação igualmente plausível é o desprezo do governo norte-americano pela política de Bolsonaro.”
Bolsonaro conquistou adeptos sobretudo nos últimos anos. Isso porque se mostrou contrário ao politicamente correto e se recusou a aceitar os ditames de ambientalistas radicais. “Sua visão de mundo colide com a agenda política dos Estados Unidos, que inclui encorajar as embaixadas em todo o mundo a hastearem a bandeira do Black Lives Matter”, afirma O’Grady.
O ex-capitão de Exército foi eleito presidente da República em 2018 porque os brasileiros estavam fartos dos 13 anos de corrupções praticadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), segundo a jornalista. “Seja qual for seu pensamento sobre Bolsonaro, os brasileiros o escolheram como presidente.”
Leia mais: “O fiasco de Joe Biden”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 74 da Revista Oeste
Em tempo: NUNCA FOI TÃO FÁCIL ESCOLHER UM PRESIDENTE! e vamos de novo novamente com dois patinhos na lagoa, ou seja: 22
Caro Domingos, já vimos este filme antes. Não tem o que fazer. Aceite que já acabou para a esquerda. Nós brasileiros, não gostamos dessa ideologia. Apague a luz quando sair.
Miranda, o teu mata-burro na sinapse atrapalha muito a tua percepção da realidade. Vá estudar um pouquinho, aprenda a escrever corretamente antes de vir aqui defecar pelos dedos.
O FRAUDEN gosta de apertar a mão dos eleitores fantasmas dele..
Biden (ou mais popularmente em tradução livre, João Bidê) é passageiro… Não vai se reeleger nunca e nem sei se sobrevive ate o final deste mandato… Logo Trump volta e, finalmente a Direita começará a resgatar o que sobrou de mundo na mão destes esquerdopatas.
Você gosta é de ladrãoooo
Seu adestrador vai fazer uma jegueciata. Vá, leve a família e zurre bem alto.
BOLSONARO!!!
NOVAMENTE VOCE TEM RAZÃO!!!!
VOCE É COMPETENTE E HONESTO COISA QUE NESTA PAIS ESTA DIFICIL DE CUTIVAR
Domingos Miranda você não passe de um pelego, que está se retorcendo de ódio por ter perdido a torneira que jorrava dinheiro, dos pagadores de impostos. É melhor Jair se acostumando e procurar uma forma honesta de se sustentar, parando de surrupiar dinheiro dos contribuintes.
Bela resposta porém, sujeitos assim com claro déficit cognitivo ocasionado por profunda lavagem cerebral ou preguiça crônica não compreenderão sua resposta.
É, o mundo é pequeno mesmo. Quem teve lula como presidente acreditou que não poderia ficar pior, ai apareceu a dimanta, e pipocou tudo, quase nos fazendo sentar na mandioca. Como o Brasil passou por eles e ainda é uma potência me faz acreditar cada vez mais em Deus. E aí, aparece outros dois energúmenos como presidente e vice da maior potência do mundo, fazendo uma M3rd4 atrás da outra. É por isto que eu gosto daquela máxima: homens fortes fazem períodos fáceis; períodos fáceis fazem homens fracos, e homens fracos fazem períodos difíceis. Ainda bem que temos um Pó Royal com Presidente, pois quanto mais batem no “Homi”, mais ele cresce. O Brasil Prevalece.
Domingos Miranda
Seu jumentóide maligno!
Impoluto??? Vc tá falando mesmo do Caetano Veloso…o pedófilo que aliciou uma criança de 13 anos que ainda está com ele hoje…o padrão de impoluto pra vcs são pessoas que praticam crimes hediondos e são absolvidos pela Orcrim do STF né!
Biden é um fiasco em todos os sentidos, vai entrar para a História como o pior presidente dos EUA.
Esse senil que usurpou o cargo da Casa Branca é tão relevante quanto sua vice Kamala Dilmis.
ESSE FANTOCHE CONSEGUE SER PIOR QUE BUSH FILHO
Jumentóide a soldo!
Domingos Miranda, conforme-se. Acabou a mamata. Teu adestrador não vai passar do primeiro turno. Bolsonaro na cabeça. Quer ganhar dinheiro, aprenda a trabalhar.
De todos os piores presidentes que os EUA tiveram, Joe Biden está na liderança. Deus tenha misericórdia. Trump deveria voltar.
Dia 21.04, reafirmemos o nosso veio Americano de LIBERDADES AINDA QUE TARDIA, nas ruas e praças de todo o Brasil
Carreatas e não motociatas!!!Deixem os esquerdopatas de lado.
Na maior Democracia do Mundo, vemos que ainda há liberdade de opinião. Na grande mídia ainda existem órgãos de imprensa que ainda não estão manipulados.
Seu vigarista! Sabemos que você é pago pra ficar importunando os outros num lugar que você não é bem-vindo !
Isso mostra de que lado está a isenção e a tolerância. Biden se recusa a receber um político favorável aos Estados Unidos, e Reagan recebia um favorável à Cuba.
Boa, Mauro Costa Loureiro!
Excelente colocação Mauro.
x
Mais um que será “castigado” por se meter com Bolsonaro.O cumprimento ao vácuo foi apenas o começo.
Vai ver está dormindo zzzzzzz
Uma mentira repetida muitas vezes acaba sendo desmascarada. Bolsonaro está certíssimo. Devemos caminhar ao lado dos EUA. O Biden é apenas uma figura folclórica.
Inacreditável 🤔👏👏👏👏
Off topic: Leio que a ‘Revista Crusoé’ virou CrusoERA…
Na verdade, depois do surgimento da Revista Oeste, acabou pros AntagoLIXOS.
Godd bye. Better luck next time…
Velho caduco!
Biden não deve saber nem ir ao banheiro sozinho… Certamente não é ele que toma as decisões de seu país.
Biden é tão burro, mas tão idiota, que não percebe que só tem a perder. E a perder muito! Até como defesa estratégica no caso de um conflito maior, pois até o Pentágono sabe que o Brasil é zona de retaguarda dos EUA e perder isso para a China ou para a Rússia poderia significar o fim definitivo dos EUA.
BIDEN você é um lixo! Assim como a maioria dos ministros do STF.
Só que aqui irá ter um um Tribunal Militar que irá cassas esses comunistas aqui. Mas aí não irá demorar muito não. Você internacionalmente nem tem credibilidade alguma! Igual os daqui.
O ladrão de eleição americana nem tem ligação atendida por governante saudita! kkk
Falar o que com aquele CADUCO?
Espero que a jornalista não seja uma única voz a clamar no deserto contra as mensagens mentirosas da imprensa internacional sobre o Brasil e só governo do presidente Bolsonaro.
Verdade seja dita: Eles precisam mais de nós do que nós deles. Mesmo para armamento. Ou aviões. Foguetes. Satélites. Somos auto suficientes. Gostamos de cooperação internacional, pois, isso traz políticas de boa vizinhança. Troca de valores e evolução mútua.
Hoje a sabe compreende bem por que Lula era “o cara” para eles.
Nem os lunáticos de lá (progressistas) demonstram apoiar Biden!
Aos poucos a imprensa estrangeira que nesses últimos anos foi abastecida por tantas inverdades sobre o Brasil e sobre nosso presidente, vai enxergando com seus próprios olhos a verdadeira realidade.