publicidade
Mundo

A mais recente revelação sobre antigos anfíbios gigantes

Animais viveram há cerca de 250 milhões de anos

antigos anfíbios nadavam
Crocodilo | Foto: Foto: Pixabay/Pexels

Os antigos anfíbios que mediam até dois metros de comprimento nadavam como crocodilos muito antes desses répteis existirem. A descoberta consta em um estudo publicado na revista científica Plos One, na quarta-feira 29. Os fósseis foram encontrados em Dave Green, na Província de KwaZulu-Natal, na África do Sul, em uma superfície que foi o fundo do antigo mar de Karoo.

Comparação das paleoestruturas | Foto: Reprodução/PLUS ONE/St. Catherines Island Sea Turtle Program, Gale A. Bishop

Durante o período Permiano Tardio, há cerca de 250 milhões de anos, a África do Sul abrigava os rhinesuchid temnospondyl, grandes anfíbios predadores com corpos semelhantes a crocodilos ou grandes salamandras.

Receba nossas atualizações

Os pesquisadores analisaram sete impressões corporais, que eram vestígios de repouso dos animais, e uma série de marcas de cauda, os “vestígios de natação”, que teriam sido feitas por um rhinesuchid temnospondyl.

Relacionadas

Como os antigos anfíbios possivelmente nadavam

Os especialistas não sabiam se os animais usavam suas caudas, braços e pernas, ou alguma combinação dos dois, enquanto nadavam. Mas os novos vestígios sugerem que esses anfíbios eram principalmente movidos pela cauda.

Com base no arranjo dos vestígios, os pesquisadores os interpretam como feitos por um ou dois animais que nadavam de um ponto de descanso a outro, provavelmente enquanto procuravam comida.

A forma sinuosa das marcas de cauda sugere que esses animais se impulsionavam por meio da água com movimentos “contínuos da cauda de um lado para outro”, como os crocodilos e salamandras atualmente fazem.

As impressões do corpo, bem como a “falta de pegadas” ao lado das marcas, indica que esses anfíbios colocavam as patas contra seus corpos enquanto nadavam, também de modo semelhante ao dos crocodilos.

Os fósseis encontrados sugerem que esses animais tinham um estilo de vida ativo de natação e caminhada, uma interpretação tornada possível pela extraordinária preservação das marcas de locomoção.

Relacionadas

Leia mais sobre:

0 comentários
  1. Jacob Cândido
    Jacob Cândido

    250 milhões de anos??? Porque o editorial não mostra a farsa desta contagem de anos que é simplesmente palpite?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.