Na África do Sul, estão crescendo os apelos para que a Família Real Britânica devolva o maior diamante de lapidação conhecido do mundo após a morte da rainha Elizabeth II.
Conhecido como a Great Star of Africa (Grande Estrela da África, na tradução), ou Cullinan I, o diamante é lapidado de uma gema maior que foi extraída na África do Sul em 1905 e entregue à Família Real Britânica pelas autoridades coloniais do país. Atualmente, a pedra está montada em um cetro real pertencente à rainha.
As demandas pelo retorno da Great Star of Africa e outros diamantes — junto com pedidos de repatriação — se intensificaram desde a morte da rainha. Muitos sul-africanos veem a aquisição das joias pela Grã-Bretanha como ilegítima.
A morte da rainha abriu uma discussão sobre o colonialismo e como ele se relaciona com o legado deixado por ela. A mídia sul-africana vem debatendo a propriedade da gema, junto com demandas de pagamento de reparações.
“O diamante deve ser devolvido à África do Sul com efeito imediato”, disse o ativista Thanduxolo Sabelo à mídia local, acrescentando: “Os minerais de nosso país e de outros países continuam a beneficiar a Grã-Bretanha à custa de nosso povo”.
Mais de 6 mil pessoas assinaram uma petição pedindo que a Great Star of Africa seja devolvida e exibida em um museu sul-africano.
Um membro do Parlamento sul-africano, Vuyolwethu Zungula, exortou seu país a “exigir reparações por todos os danos causados pela Grã-Bretanha” e também “exigir a devolução de todo o ouro e diamantes roubados pela Grã-Bretanha”.
Nada deve ser devolvido. Imagine se cobrássemos de Portugal todo o ouro que levaram, teríamos que vender Portugal e mesmo assim a dívida não seria paga.
Não concordo com a devolução
Uma vez dada nunca deverá ser retirada
Mesmo depois do seu desencarne
Acho deselegante e desrespeitoso
Porquê não pedem que lhes devolvam seus compatriotas junto com os preciosos metais?
As jóias são mais importantes que pessoas?
A Inglaterra não deve devolver, lá vai sumir rapidamente
Acho que deveriam cobrar de Adão e Eva todas essas reparações históricas… “só acho”…
O diamante já está grudado ao cetro real, tirá-lo dali pode danificá-lo. Seria mais produtivo negociar uma reparação financeira em prol dos sul-africanos pobres. A coroa britânica cederia imediatamente, com medo da opinião pública.
Danificar um diamante? Kkkkk
Imagine todos os países que um dia foram colônia pleiteando a devolução dos recursos extraídos. O que vai acontecer com o mundo?
ENTENDO QUE SE DEVE REAVALIAR A EXISTÊNCIA DA MONARQUIA.
Agora pronto… Bora pegar nosso ouro que usamos para comprar nossa independência?
Espera pelo menos o corpo esfriar.
Boa