África do Sul pede devolução de diamante depois de morte da rainha Elizabeth

A joia foi extraída em 1905 e entregue à Família Real Britânica pelas autoridades coloniais

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O diamante de 500 quilates foi entregue à Família Real Britânica
O diamante de 500 quilates foi entregue à Família Real Britânica | Foto: Divulgação

Na África do Sul, estão crescendo os apelos para que a Família Real Britânica devolva o maior diamante de lapidação conhecido do mundo após a morte da rainha Elizabeth II.

Conhecido como a Great Star of Africa (Grande Estrela da África, na tradução), ou Cullinan I, o diamante é lapidado de uma gema maior que foi extraída na África do Sul em 1905 e entregue à Família Real Britânica pelas autoridades coloniais do país. Atualmente, a pedra está montada em um cetro real pertencente à rainha.

As demandas pelo retorno da Great Star of Africa e outros diamantes — junto com pedidos de repatriação — se intensificaram desde a morte da rainha. Muitos sul-africanos veem a aquisição das joias pela Grã-Bretanha como ilegítima.

-Publicidade-

A morte da rainha abriu uma discussão sobre o colonialismo e como ele se relaciona com o legado deixado por ela. A mídia sul-africana vem debatendo a propriedade da gema, junto com demandas de pagamento de reparações.

“O diamante deve ser devolvido à África do Sul com efeito imediato”, disse o ativista Thanduxolo Sabelo à mídia local, acrescentando: “Os minerais de nosso país e de outros países continuam a beneficiar a Grã-Bretanha à custa de nosso povo”.

Mais de 6 mil pessoas assinaram uma petição pedindo que a Great Star of Africa seja devolvida e exibida em um museu sul-africano.

Um membro do Parlamento sul-africano, Vuyolwethu Zungula, exortou seu país a “exigir reparações por todos os danos causados pela Grã-Bretanha” e também “exigir a devolução de todo o ouro e diamantes roubados pela Grã-Bretanha”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

12 comentários Ver comentários

  1. Nada deve ser devolvido. Imagine se cobrássemos de Portugal todo o ouro que levaram, teríamos que vender Portugal e mesmo assim a dívida não seria paga.

  2. O diamante já está grudado ao cetro real, tirá-lo dali pode danificá-lo. Seria mais produtivo negociar uma reparação financeira em prol dos sul-africanos pobres. A coroa britânica cederia imediatamente, com medo da opinião pública.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.