publicidade
Mundo

Agência dos EUA diz ter descoberto documentos secretos sobre eleições

Assessora de Trump sugere que democratas ‘esqueceram’ de incinerar dados que podem reacender debate sobre fraude eleitoral

Tulsi Gabbard, diretora de Inteligência no governo Trump: 'O povo está ansioso por respostas' | Reprodução/Twitter/X
Tulsi Gabbard, diretora de Inteligência no governo Trump: 'O povo está ansioso por respostas' | Reprodução/Twitter/X

Durante uma reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump, e membros do governo, a diretora nacional de Inteligência, Tulsi Gabbard, afirmou que o departamento que ela chefia encontrou dezenas de sacos de documentos secretos. 

Conhecidos como “burn bags, os materiais teriam como destino a destruição. Segundo Gabbard, os sacos não foram para o incinerador e continham informações sobre as eleições de 2020, reacendendo discussões sobre possíveis irregularidades.

Receba nossas atualizações

“Intenção de esconder a verdade dos EUA”

“Estamos encontrando documentos literalmente guardados no fundo de cofres e em escritórios diversos, nesses sacos e em outras áreas, o que demonstra a intenção de esconder a verdade do povo americano e encobrir a politização liderada por figuras como John Brennan e James Clapper”, disse Gabbard.

O conteúdo desses documentos, segundo a diretora, reforça a necessidade de transparência e pode gerar novas investigações sobre ações passadas das agências de inteligência. A descoberta levanta questionamentos sobre a gestão de informações confidenciais e a possível manipulação política que, de acordo com Gabbard, causou danos significativos à população norte-americana.

Autoridades na Casa Branca destacaram que o presidente Trump será o primeiro a receber um resumo completo assim que todos os documentos forem coletados e analisados. A divulgação pública ainda não tem prazo definido, mas a expectativa é que o material forneça informações relevantes sobre a condução das operações durante e após as eleições de 2020. 

Naquela oportunidade, o vencedor foi o democrata Joe Biden, pelo Partido Democrata, com 306 votos eleitorais, contra 232 votos de Donald Trump, pelo Partido Republicano.

Especialistas e políticos apontam que a descoberta dos sacos de documentos secretos evidencia falhas no controle de informações sigilosas e reforça o debate sobre a transparência do governo e das agências de inteligência. “O público está ansioso por respostas. Esperamos fornecer toda a informação assim que possível”, disse Tulsi Gabbard.

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade