Agricultor descobre um tesouro arqueológico

O achado está próximo a fronteira com Israel, uma área de conflito
-Publicidade-
O mosaico foi enquanto ele plantava oliveiras | Foto: DR/reprodução
O mosaico foi enquanto ele plantava oliveiras | Foto: DR/reprodução

Um agricultor fez uma descoberta considerada um tesouro arqueológico. Enquanto plantava oliveiras, ele encontrou vários mosaicos de azulejos da era bizantina na Faixa de Gaza.

O agricultor bateu com uma pá em algo duro quando abria a cova para o plantio. Depois de chamar o filho, os dois escavaram e encontraram o tesouro arqueológico. O Hamas, grupo que governa a Faixa de Gaza, ainda vai fazer um anúncio oficial. Apesar do entusiasmo da descoberta, existem grandes receios em relação ao que vai acontecer ao local.

A área está a pouco mais de um quilómetro da fronteira com Israel. Em razão do conflito com os palestinos, existe o temor de que os combates possam destruir a descoberta arqueológica, caso que não seria inédito na região. De acordo com o RTP, canal de notícias português, o mosaico tem 17 iconografias de monstros e pássaros, está bem preservado e tem cores vivas.

-Publicidade-

“Estes são os mosaicos mais bonitos já descobertos na Faixa de Gaza, tanto em termos de qualidade gráfica como na complexidade da geometria”, explicou René Elter, um arqueólogo francês da Escola Bíblica e Arqueológica francesa de Jerusalém. “Nunca mosaicos com esta qualidade, precisão gráfica e riqueza de cores foram encontrados em Gaza”.

Elter explicou à Associated Press que os mosaicos foram construídos entre os séculos V e VII. Contudo, o arqueólogo disse que são necessárias mais escavações e mais pesquisas para determinar a data com mais precisão e se as obras fazem parte de um complexo religioso ou secular.

A Faixa de Gaza é um pequeno enclave palestino entre Israel e o Egito. É um local de grande valor arqueológico com descobertas de civilizações antigas, que vão da idade do Bronze até eras islâmicas e otomanas.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.