Água de piscina pode inativar coronavírus, aponta estudo

Segundo virologistas do Imperial College London, o risco de transmissão da covid-19 nesse ambiente é muito baixo
-Publicidade-
Água de piscina, quem imaginaria?, pode inativar o coronavírus
Água de piscina, quem imaginaria?, pode inativar o coronavírus | Foto: Reprodução/Flickr

A água clorada de piscina pode inativar o coronavírus em apenas 30 segundos, aponta estudo realizado por virologistas do Imperial College London. A conclusão do trabalho, que contou com a colaboração do órgão nacional de natação da Inglaterra, Swin England, e a empresa de natação infantil Water Babies, com apoio da instituição de prevenção de afogamentos Royal Life Saving Society, sugere que o risco de transmissão da covid-19 nesse ambiente é muito baixo. A pesquisa, conduzida pela professora Wendy Barclay, principal especialista em vírus respiratórios do Imperial College London, observou que 1,5 miligramas por litro de cloro livre com pH entre 7-7,2 reduziu a infectividade do vírus chinês em mais de 1000 vezes em 30 segundos. “Realizamos os experimentos em nossos laboratórios de alta contenção em Londres. Nessas condições seguras, podemos medir a capacidade do vírus de infectar as células, que é o primeiro passo para sua transmissão”, explicou Wendy Barclay. “Ao misturar o vírus com a água de piscina que nos foi entregue pela equipe da Water Babies, pudemos mostrar que ele não sobrevive nesse ambiente”, concluiu a professora.

Leia também: “Covid-19: ventilar ambientes é mais importante do que limpar compras”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

  1. Não precisa ser um gênio pra saber que o cloro misturado a água mata microorganismos.
    Demoraram pra cassete pra chegar ao óbvio.
    E, provavelmente, a água salgada do mar deve ter efeito semelhante.

  2. Esse imperial college até agora só deu informação errada. Os caras são uma porcaria. Lembram no início da pandemia dos muitos milhões de mortos no Brasil tocando o terror através da mídia? O que esses inúteis dizem não valem muita coisa não.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site