O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, que governou o país de 1990 a 2000, foi submetido na segunda-feira 4 a uma cirurgia cardíaca e seu estado de saúde é delicado. As informações foram divulgadas pela filha e herdeira política do ex-líder peruano, Keiko Fujimori.
“A condição do meu pai é delicada. Seu problema cardíaco piorou”, escreveu Keiko em sua conta oficial no Twitter. “Por isso, fui hoje à clínica dar o meu consentimento para outros tipos de medidas. Ele também já deu o dele”, completou.
Leia mais: “Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru, é internado com problemas respiratórios”
Em entrevista na porta do hospital em que o pai está internado em Lima, Keiko disse que o ex-presidente passou por um cateterismo e teve de colocar um stent — uma mola metálica que mantém as paredes de uma artéria abertas. O procedimento durou cerca de 50 minutos e teve como objetivo desobstruir uma artéria que estava 70% comprometida.
Leia mais: “Justiça rejeita pedido de prisão preventiva de Keiko Fujimori”
Fujimori segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em observação. Preso desde 2007, ele sofre há anos com problemas no aparelho respiratório, além de hipertensão e doenças neurológicas. O ex-presidente peruano já havia sido hospitalizado em março deste ano.
Alberto Fujimori cumpre pena de 25 anos por violações dos direitos humanos.
Leia também: “Morre o fundador do grupo terrorista Sendero Luminoso”