Alemanha confirma que opositor de Putin foi envenenado

Comunicado afirma que foi "provado sem sombra de dúvida" que Alexei Navalny foi envenenado com um "agente químico para nervos do grupo novichok"
-Publicidade-

Comunicado afirma que “sem sombra de dúvida” Alexei Navalny foi envenenado com “agente químico para nervos do grupo novichok”

Opositor russo Alexei Navalny | Foto: Wikimedia Commons
-Publicidade-

O governo alemão disse nesta quarta-feira, 2, que Alexei Navalny, opositor do presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi envenenado pelo agente químico novichok.

Navalny está sendo tratado em um hospital de Berlim depois que entrou em coma na Sibéria no mês passado.

Em nota, o governo alemão disse que “condena veementemente” o envenenamento e exige que o Kremlin dê uma explicação “com urgência”.

Berlim afirmou que o Ministério das Relações Exteriores informará o embaixador russo sobre os resultados da investigação.

Leia mais: “Agência mostra que a China se beneficiou com a covid-19”

O comunicado afirma que o hospital universitário Charité, onde Navalny é tratado desde 22 de agosto, pediu a um laboratório especializado da Bundeswehr (Forças Armadas) para realizar um exame toxicológico de amostras colhidas.

Como resultado, foi “provado sem sombra de dúvida” que o opositor russo havia sido envenenado com um “agente químico para nervos do grupo novichok”, relata o comunicado.

O governo disse que informará seus parceiros na União Europeia e na Otan sobre os resultados do exame.

“Vamos consultar os parceiros sobre uma reação conjunta apropriada”, disse a Alemanha, segundo o jornal Financial Times.

O governo de Angela Merkel afirmou também que entrará em contato com a Organização para a Proibição de Armas Químicas.

Novichok

Novichok é o nome de um grupo de substâncias neurotóxicas desenvolvidas pela União Soviética nas décadas de 1970 e 1980. Alguns dos venenos desse grupo são considerados mais tóxicos do que agentes como o sarin e mais difíceis de ser identificados.

Investigação

Após pressão de governos ocidentais, a polícia russa afirmou que está conduzindo uma investigação preliminar sobre o o caso.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comments

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site