A partir desta segunda-feira, 1º, entra em vigor a legalização da maconha na Alemanha. A lei, que foi aprovada em fevereiro, permite que pessoas com mais de 18 anos transportem 25 gramas de Cannabis em vias públicas.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Além disso, os alemães poderão cultivar até 50 gramas e ter três plantas de maconha por adulto, em sua residência.
Embora a lei entre em vigor nesta segunda-feira, os consumidores terão de esperar três meses para comprar a droga de maneira legal. O produto será vendido em “clubes sociais de Cannabis”.
Leia também: “Senado deve votar PEC das Drogas nesta semana”
Com a aprovação da lei, a Alemanha entra no grupo dos países que permitem o uso da maconha na Europa. Malta e Luxemburgo legalizaram o consumo recreativo em 2021 e 2023, respectivamente. Na madrugada desta segunda-feira, os alemães foram às ruas para comemorar a legalização.
O ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, afirmou que a aprovação da lei vai ajudar a combater de maneira mais eficaz o tráfico de drogas.
Leia mais: “Estadão: STF protagoniza ‘balbúrdia desnecessária’ sobre porte e consumo de maconha”
“O consumo de Cannabis já existia e está se tornando mais comum”, escreveu Lauterbach, no Twitter/X. “Agora esse consumo sai da zona de tabu. […] Isso combate o mercado negro.”
Governo da Alemanha prometeu uma campanha sobre os riscos do consumo da maconha
O governo alemão prometeu uma campanha que alerta para os riscos do uso da maconha. Além disso, destaca que a Cannabis continua proibida para os menores de 18 anos. O consumo da droga é proibido a menos de 100 metros de escolas, creches e parques infantis.
Leia mais: “‘Ninguém deveria ser preso por usar nem portar maconha’, diz Biden”
Há um ponto polêmico na legalização da maconha na Alemanha. A lei estabelece anistia retroativa às pessoas que cometeram crimes relacionados à droga.
Os magistrados que compõem a Associação Alemã de Juízes acreditam que o indulto pode ser aplicado a mais de 200 mil casos, que devem ser revistos.
Leia também: “Em ofício, professor da USP alerta André Mendonça sobre impactos do uso da maconha”
Uma ida sem volta…
Cuidem em de seus filhos e netos.
A maconha é um gatilho para a virada definitiva de esquizofrênicos “borderline”.
Não é recreativa.
É uma droga perigosíssima.