A Alemanha decidiu retomar as atividades em usinas de carvão, anunciando um pacote de incentivos para estimular empresas a adotarem a energia alternativa. O movimento acontece em meio à crise do gás, deflagrada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
O governo alemão anunciou as medidas no domingo 19, depois que a Rússia começou a interromper o fornecimento de gás, em retaliação às novas sanções da União Europeia.
A estatal russa Gazprom culpou a falta de peças de turbinas, que ficaram presas no Canadá, em razão das sanções, para justificar a interrupção. Autoridades europeias rejeitaram a explicação.
A principal intenção do estímulo ao carvão na Alemanha é reduzir o consumo de gás e garantir que o país tenha reservas suficientes para passar o inverno.
Estratégia contra russos
O corte gradual do fornecimento de gás da Rússia faz a Europa considerar um cenário de escassez, colocando pressão adicional sobre as economias, que já estão lutando com a inflação alta.
Nos últimos dias, o Nord Stream, principal canal de combustível russo para a Europa, registrou uma queda acentuada no fornecimento de gás.
“Obviamente, é estratégia de Putin nos abalar, aumentar os preços e nos dividir. Não vamos permitir isso. Vamos nos defender de forma resoluta, precisa e ponderada”, afirmou Robert Habeck, ministro da Economia da Alemanha.
A Alemanha importa cerca de 35% de seu gás natural da Rússia, bem abaixo do patamar de 55% anterior à guerra. A maior parte do combustível é usada para aquecimento e fabricação, de acordo com estimativas do governo alemão.
No ano passado, a geração de energia usando gás natural representou cerca de 15% do total de eletricidade pública na Alemanha.
Preocupação ambiental
O pacote de medidas para resgatar a cultura de carvão pode ajudar a combater a dependência do gás russo, mas preocupa ambientalistas alemães. O entendimento é que o país possa se atrasar no cumprimento de metas para redução de emissões de carbono.
“Isso é amargo”, disse o ministro da Economia alemão, sobre a necessidade de depender do carvão. “Mas nesta situação, é necessário reduzir o consumo de gás. Os depósitos de gás devem estar cheios no inverno. Isso tem a maior prioridade.”
Malditos europeus fedidos hipócritas. Essa gentalha tem que ser proibida de entrar na NOSSA amazônia. Os 2 picaretas aventureiros acharam o que procuravam
Como a história se repete mais uma vez…. o general inverno nunca falha em derrotar grande impérios.
Alemanha HIPÓCRITAS queimando CARVÃO COMO A CHINA. Cade a ONU, Green Peace , Greta Thunberg ??? Farsantes #AlemanhaHipocrita #AlemnhaFarsante
A milionária trunberg tá tentando fazer a pica do boiolão di Caprio subir.
A Greta tá chupando a pica do boiolão di caprio
Merdel fez a lerda de acabar com a energia nuclear na Alemanha.
Parece que estava a serviço dos russos.
E era física nuclear da Alemanha oriental.
Em tempos de guerra, fds pelo meio ambiente, vamos queimar o nosso carvão.
Verdade. Esses teuto nazis gostam de ser comandados por sapatas e boiolas. Da nisso
Ai vem um gringo FDP…. fazer matéria MARJORADA sobre pesca no Amazonas….
tem de se ferrar mesmo… que não venham mais aqui atrasar a vida de pobres coitados da região amazônica…indios e brasileiros sofrem MUITO com a atividade HIPOCRITAS desses canalhas apoiados por SOROS e Bill Gates com fundações ONG de fachada.
Verdade. Quem procura acha. Estrangeiros têm que ser proibidos de entrarem na amazonia
EUA/USA liberam seus agricultores para DESMATAR áreas de proteção ambiental permanente APP em TODO seu território… LINDO os limpinhos e ególatras norte americanos/ingleses né??!! há 300 anos tapeando o mundo.
AGORA TODA a EUROPA…os eurobambis woke… HIPÓCRITAS como SEMPRE FORAM…
jogaram todo o discurso ambiental fora..
CANALHAS!
E o planeta que se dane? A culpa é da amazônia? Vamos fazer ativismo lá no Brasil e queimar nosso carvão aqui!! Hipocrisia é isso tb? Ahhh esses europeus e nossa amazônia… Eles amam dizer que estamos derretendo o planeta… Sejamos um Brasil inteligente para salvar nossas almas aqui….