Dois militantes do movimento Ultima Generazione (“Última Geração”, em português) colaram suas mãos no vidro que protege a pintura A Primavera, do artista italiano Sandro Botticelli (1445–1510). O ato ocorreu no principal museu renascentista do mundo, a Gallerie Degli Uffizi, em Florença, cidade da Itália.
O grupo ativista publicou nas redes sociais vídeos que mostram um homem e uma mulher colando as próprias mãos na obra, pintada há mais de 540 anos. É possível ver também uma terceira ambientalista, que ajuda a posicionar uma faixa em que está escrito “Última Geração, Sem Gás, Sem Carvão”.
Who do you want to be angry at? At those who glue their hands to a Botticelli painting or at those who continue to destroy civilisation itself despite all warnings?
Let us stop this fossil madness before it is to late.
Join the resistance!
Join the #A22Network pic.twitter.com/2rmYwj9gbv— Letzte Generation (@AufstandLastGen) July 22, 2022
Os seguranças do museu retiraram os manifestantes à força. De acordo com o jornal italiano Corriere Della Sera, o trio foi levado para a delegacia e está impedido de voltar a Florença por pelo menos três anos.
Em uma postagem no Twitter, o grupo Ultima Generazione defendeu o ato e afirmou que, “se o clima entrar em colapso, toda a civilização como a conhecemos entra em colapso. Não haverá mais turismo, nem museus, nem arte”.
Casos frequentes
Nos últimos meses, outros casos de ativistas grudando as mãos em quadros históricos repercutiram na mídia. Em julho, dois ativistas do movimento Just Stop Oil, que pede o fim de novas extrações de petróleo e gás, colaram as próprias mãos em uma pintura de Vincent van Gogh (1853-1890), como forma de protesto. A obra está exposta na Galeria Courtauld, em Londres, na Inglaterra.
Militantes do movimento ambientalista Just Stop Oil colaram as mãos na moldura do quadro A Última Ceia, do pintor Leonardo da Vinci, na Royal Academy of Arts, de Londres, no último dia 5. Sob a obra, o grupo de esquerda pichou a seguinte mensagem na cor branca: “Sem óleo novo”.
Os imbecis sem talento deveriam ter suas mãos coladas nas grades da cadeia.
Tinha que ser tirado na base do tapão no pedovido.
Para não causar mais danos à tela cortem a mão deles e deixe ali pra servir de alerta aos demais.
Idiotas…… Estragaram aquilo que nunca serão capazes de fazer… O famoso “espírito de porco”. Todas essas obras devem ser colocadas atrás de vidros como o da Monalisa. Imaginem as esculturas romanas belíssimas que estão no Louvre e outras nas ruas na mesma Florença? De Michelangelo???
Faça esta análise, qdo vc vê alguém defendendo desesperadamente uma causa, inevitavelmente este alguém de alguma forma, está obtendo lucro desta defesa tão veemente. A pergunta neste caso é, quem está por traz destes dois idiotas lucrando muito com views, bolsa, aposta, mídia, e etc???
Certíssimo.
A Itália, infelizmente, está indo pro buraco. Berço de Gramsci, namora com o comunismo desde a morte de Verdi (1900).
Eu proporia algo mais simples para retirar os manifestantes: se eles querem deixar as mãos coladas no quadro, que a polícia corte as mãos deles e deixem lá coladas e eles podem voltar para casa felizes e alegres mas sem suas mãos. Simples assim.
De acordo!
Não sei não, mas acho q a cola é feita com produtos químicos que vem do petróleo….
Por que será que eles não vão protestar na China ou na Rússia?
Quem são esses idiotas? Qual é o perfil sócioeconômico desses desocupados? Quem os financia? Quem vai desbaratar essa seita de fanáticos?
Essa turma além de burros, tem um acentuado desvio de caráter.
Deviam colocar mais cola nas mãos deles e fechar o museu por uns 3 dias e deixarem eles lá trancafiados!