Francisco aconselha jovens a comerem menos carne para ‘salvar o meio ambiente’

Papa advertiu ainda para os supostos perigos de uma vida de luxo: 'Não ouçam o canto da sereia'
-Publicidade-
Papa Francisco relacionou o consumo de carne com as mudanças climáticas
Papa Francisco relacionou o consumo de carne com as mudanças climáticas | Foto: Gabriel Andrés Trujillo Escobedo/Wikimedia Commons

Em uma carta enviada à Conferência da Juventude da União Europeia, realizada em Praga entre 11 e 13 de julho, o papa Francisco fez um apelo aos jovens para consumirem menos carne. O objetivo: “ajudar a salvar o meio ambiente”.

“É urgente reduzir o consumo não só de combustíveis fósseis, mas também de tantas coisas supérfluas”, disse o líder da Igreja Católica. “Também em algumas áreas do mundo seria conveniente consumir menos carne: isso também pode contribuir para salvar o meio ambiente.”

Além de relacionar o consumo de carne com as “mudanças climáticas”, o papa Francisco defendeu ainda a educação para todos e aconselhou os mais jovens a não ouvirem o “canto das sereias” de uma vida de luxo reservada a uma “pequena porção do mundo”.

-Publicidade-

“Em vez disso, tenham essa ‘visão ampla’, que pode abranger o restante da humanidade, que é muito maior que a Europa”, advertiu Sua Santidade. “Que vocês possam aspirar a uma vida de dignidade e sobriedade, sem luxo e desperdício, para que todos em nosso mundo possam desfrutar de uma existência digna.”

Comer menos carne faz parte de discurso contra mudanças climáticas

Em outubro de 2021, o papa Francisco e lideranças religiosas fizeram um apelo conjunto aos participantes da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que foi realizada em Glasgow, na Escócia. No documento, Francisco tratou o aquecimento global como “ameaça grave”. Dessa forma, pediu aos governantes mundiais que tomem medidas urgentes para a “preservação ambiental”.

“Isso permitirá dar uma esperança concreta às futuras gerações”, disse Francisco. “Vamos acompanhar com nosso compromisso e nossa proximidade espiritual.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

54 comentários Ver comentários

  1. Alguém avisa este papa comunoglobalista que o povo argentino, venezuelano, cubano chinês, além de outros estão passando fome e morrendo… talvez esta seria a emergência se de fato ele fosse de Deus.

    Ah..avisa them que sei protegido ladrão comunista brasileiro tem coragem de pagar um vinho 100 mil e uma estadia em hotel de luxo 6 mil reais s diária… sera que paga este ser que se faz da igreja isto nove supérfluo.. ou o necessario e só para o povo…

  2. Meu Deus, eles estão implantados em todas as partes, isso está ficando mais claro a cada absurdo que vemos como esse! Anticristos espalhados em pontos estratégicos pelo mundo 😠

  3. Alguém avisa a essa figura que o amigo do peito dele aqui no Brasil se hospeda em hotel de luxo com diárias de R$ 6.000,00. Esse pode? E liberação do aborto, liberado? Haja paciência viu? João Paulo II, que saudades…😢

  4. SUGERE-SE AO TAL PAPA VÁ DAR SEUS CONSELHOS AO LULA, AUTODENOMINADO
    JARARACA, PARA QUE SE ABSTENHA DE UMA VIDA DE LUXOS HOSPEDANDO-SE
    EM HOTEL COM DIÁRIA DE SEIS MIL REAIS, ALÉM DE OUTROS PEQUENOS MIMOS,
    COMO VINHOS DE ATÉ CINCO MIL REAIS A GARRAFA, RELÓGIOS DE PULSO CARÍSSIMOS ETC.

  5. Bergoglio, o ativista de esquerda que governa o Vaticano, não se manifestou depois do aborto ser aprovado em seu país. Apoia o governo desastroso de Kretina Kirchner, apoia Lula, Maduro, regime cubano. Decepção!!!

  6. Papalixo conseguiu em poucas palavras reunir tantas asneiras insólitas, tendênciosas e com fundamentos falsos que chega a dar asco! Renuncie “” Bergamota! “”

  7. Para quem afirmou, que se por caso deixasse de se o papa (minúsculo mesmo pra esse socialista enrustido), jamais voltaria para a Argentina, descreve muito bem o caráter desse pulha esquerdopata.

    1. Até tú papito quer causar a fome e depois a morte com essa historinha de não comer carne e usar energia limpa. Veja a situação da Europa por causa de usar energia limpa.

  8. Morei até os 24 anos em MS quando tudo era MT. Só havia pecuária. O céu era lindo. A noite tão boa. As pastagens eram diversas. A natureza cantava. Agricultura só de manutenção. Então vieram os novos colonos e a agricultura derrubou matas, aplainou o solo, onde ficaram ilhas precárias de eucaliptos na pretensão ridícula de barrar os ventos. Na terra seca, preparada para o plantio, o vento passou a varrer sem os obstáculos da natureza. Levantaram-se tornados. Espalharam-se resíduos, o sol ficou empanado. O ar ruim. Será mesmo que a pecuária faz mal ao meio ambiente?

  9. E muito triste ver uma Igreja que já teve um gigante como João Paulo II ser dirigida por um anão moral, intelectual e político como Francisco. Normalmente é um dissimulado, como o foi quando da votação da liberação do aborto na Argentina, mas quando é sincero, é uma catástrofe.

  10. Só faltou essa besta quadrada desse Papa falar que “em 2030 vocês não terão nada, mas serão felizes”. Essa é a agenda do Lula e do Fux, desde que você não tenha nada e eles tenham tudo. A história d humanidade sempre foi assim.

  11. Os ancestrais do homem viviam em árvores, fugindo de predadores; alimentavam-se de frutos e folhagens. Seu formato anatômico era de um estômago desenvolvido, braços longos e a cabeça bem pequena.
    Certo dia, um raio atingiu um mamute e, ao queimar a carne, exalou um cheiro muito bom, -foi assim que surgir o primeiro churrasco no mundo-, o que os fez descerem das árvores e experimentar o gostinho da carne. De lá pra cá, o sapiên se desenvolveu; o estômago diminui por ele ter que correr mais, os músculos desenvolveram, bem como o crânio teve seu volume aumentado, fazendo assim com que a espécie ficasse mais inteligente.
    E agora vem esse comuna quere interferir na nossa dieta?

  12. Bacana ser contra uma vida de luxos quando se mora numa cabana humilde como o Vaticano! Quanto ao consumo de carne, o coleguinha dele, loola, promete churrasco de picanha pata todos, se for eleito. Interessante, né?

  13. O dejeto bovino já é usado como fonte de energia limpa e renovável. Digestores de estrume captam o metano que é usado como fonte de eletricidade e calor.

  14. Papa, se tu não fosse um comunista cretino, consultaria cientistas honestos e eles te diriam que com um aquecimento de 0,5 grau aumentaria a produção de alimentos em vários milhões de toneladas. Peido de vaca não produz nenhum malefício.

  15. Papa vermelho amigo dos tiranos ditadores e genocidas da A.L., abençoa criminosos e quer pôr carga nos jovens com essa tamanha desfaçatez de não comerem carne – Fariseu Hipócrita!

  16. Quem diria! Seu Chico aconselhando os jovens a não comer carne…Esse papa é realmente muito estranho: Apoia o aborto, apoia a “puladinha de cerca”, faz vista grossa com os pedófilos do clero e agora vem dizer que está preocupado com o meio ambiente. Falta do que fazer.

  17. E sobre o enorme manifesto de agricultores europeus contra a redução de emissões? E a Europa é os EUA que rasgaram todos acordos ? Um ligando a todo valor as usinas termoelétricas e o outro liberando atividades em áreas preservadas ? Ainda bem que não sou católico… e sou bem informado e formado.

  18. Sou católica, mas este papa, faz comentários que deveriam partir da própria igreja católica! Que tal se desfazer das riquezas em Roma e doar para os pobres, não precisam deste luxo todo.

  19. Relatório publicado na revista de medicina The Lancet recomenda uma dieta amplamente baseada em vegetais, com pequenas doses ocasionais de carne, laticínios e açúcar. O relatório foi compilado por um grupo de 30 cientistas de todo o mundo que estudam nutrição e políticas alimentares. https://www.natgeo.pt/meio-ambiente/2019/01/o-consumo-de-carne-tem-consequencias-terriveis-para-o-planeta

    1. Então esses 30 cientistas tem que ensinar aos leões, tigres, onças, leopardos, crocodilos e outros animais carnívoros a comer capim, senão breve o o mundo acaba.

  20. Ora, sua Santidade, com todo o respeito: pare de falar bobagens e querer controlar o que os outros comem e vá cuidar dos problemas reais da Igreja Católica…

  21. Relatório publicado na revista britânica de medicina The Lancet recomenda uma dieta amplamente baseada em vegetais, com pequenas doses ocasionais de carne, laticínios e açúcar. O relatório foi compilado por um grupo de 30 cientistas de todo o mundo que estudam nutrição e políticas alimentares. https://www.natgeo.pt/meio-ambiente/2019/01/o-consumo-de-carne-tem-consequencias-terriveis-para-o-planeta

  22. Eita 😲 esse papa nunca enganou né 🤔 Os discursos sempre seguindo a mesma linha : não isso , não aquilo , não aquilo outro , menos isso , menos aquilo … Essa e esquerdalha e os canalhas que a compõe 🤔
    Com relação a Argentina , mudo como uma porta né “Chiquinho” !?

  23. TEm algum estudo científico sério que prova que comer carne afeta o clima do planeta? A emissão de gases pelos veículos, automóveis, caminhões, etc é menos problemático? Se os argentinos em 2 anos diminuírem 90% seus churascos até eu começaria a acreditar.

    1. Relatório publicado na revista britânica de medicina The Lancet recomenda uma dieta amplamente baseada em vegetais, com pequenas doses ocasionais de carne, laticínios e açúcar. O relatório foi compilado por um grupo de 30 cientistas de todo o mundo que estudam nutrição e políticas alimentares. https://www.natgeo.pt/meio-ambiente/2019/01/o-consumo-de-carne-tem-consequencias-terriveis-para-o-planeta

  24. “O Sancta Simplicitas”… Esse personagem é deplorável, para dizer o mínimo… A Igreja Católica, em poucas oportunidades, esteve tão desmoralizada quanto agora com esse rebotalho eclesiástico…

  25. Quem gosta de vida de luxo é líder de regime socialista. Nós só queremos dignidade, o que nós é tirado por esses safados como esse velho e seus asseclas.
    Qual relação de comer carne com mudança climática? Devemos extinguir os leões, tigres e demais felinos por ser a fonte primária de alimentação dos mesmos?

  26. O Papa fez cursinho de nutricionista por correspondência. Sr. Francisco, não dê palpite sobre o que não conhece. Aqui em Minas tem um ditado, que fala demais acaba dando bom dia pra cavalo.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.