-Publicidade-

Ana Paula Henkel: ‘Estamos testemunhando um dia histórico’

Analista política abre a possibilidade de agitação ter sido feita por antifas infiltrados
Manifestantes em frente ao Capitólio dos Estados Unidos, em Washington
Manifestantes em frente ao Capitólio dos Estados Unidos, em Washington | Foto: Reprodução/Instagram

A invasão do Capitólio dos Estados Unidos na tarde desta quarta-feira, 6, entrará para a história mundial, avalia uma analista política brasileira que há anos mora em solo norte-americano. “Dia histórico”, definiu Ana Paula Henkel ao participar de mais uma edição de Os Pingos nos Is, programa da rádio Jovem Pan.

Leia mais: “Mulher é baleada em manifestações no Congresso dos EUA”

“Dia muito agitado por aqui. É o dia no qual a Constituição determina a abertura dos votos do Colégio Eleitoral pelo Congresso e o Capitólio foi tomado”, contextualizou Ana Paula, que além de comentarista da Jovem Pan é colunista da Revista Oeste. Para a publicação digital, ela já escreveu sobre a obsessão da imprensa por Donald Trump. “Com certeza, estamos testemunhando um dia histórico”, afirmou.

Um dia histórico, embora ainda não se possa definir quem são seus protagonistas, observa Ana Paula. De acordo com a colunista, não dá para afirmar que a invasão do prédio onde funciona o Congresso dos Estados Unidos tenha sido liderada por aliados ao presidente Donald Trump, do Partido Republicano. Ela abre espaço para o ato ter sido feito por outro tipo de manifestante.

“Estão investigando se são apoiadores do Trump ou se são infiltrados da Antifa”

“Ainda se está investigando se são apoiadores de Trump ou se são infiltrados da Antifa”, afirmou Ana Paula. Dessa forma, ela mencionou o grupo conhecido por, sob a alegação de tentar combater um fascismo imaginário, propagar violência e atos de vandalismo pelas ruas dos Estados Unidos. Ela observou, por fim, o fato de manifestantes terem se mantido pacíficos mais cedo, quando Trump discursou perante milhares de pessoas.

Leia também: “O mal de roupa nova”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 35 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.