Anvisa quer facilitar viagem de passageiros vindos da Ucrânia

O órgão regulador orientou o uso de máscaras por todos os viajantes durante o voo
-Publicidade-
A agência reguladora fez recomendações para a entrada de brasileiros por meio de voos
A agência reguladora fez recomendações para a entrada de brasileiros por meio de voos | Foto/Reprodução: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo federal a flexibilização das regras para receber as pessoas que vierem ao Brasil em fuga da Ucrânia. 

Por meio de uma nota técnica enviada para a Casa Civil, a agência reguladora fez recomendações para a entrada de brasileiros em voos de repatriação, e também “todos os indivíduos oriundos da região em conflito”.  

Para os voos de repatriação, o órgão regulador sugeriu dispensar: 

-Publicidade-
  • o comprovante de vacinação contra covid-19;
  • teste de covid-19 pré-embarque;
  • preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

A Anvisa recomendou o uso de máscaras por todos os viajantes, inclusive a tripulação, preferencialmente os modelos PFF2 ou N95. A tripulação deve estar com todas as doses da vacina e o teste de covid-19 pré-embarque.

Caso alguém apresente sintomas de covid-19 durante o voo, e teste positivo para o vírus, deve se sentar com o máximo distanciamento possível. Os não vacinados devem realizar quarentena na cidade de destino.

A recomendação à aeronave que vai buscar os passageiros é que leve máscaras de boa qualidade, álcool em gel e testes rápidos de covid-19. Mesmo que o teste não seja obrigatório para os passageiros nem impeça o embarque, a Anvisa enfatizou que ele deve ocorrer sempre que possível.

Em relação aos voos convencionais, a Anvisa sugeriu as mesmas recomendações direcionadas aos passageiros do voo de repatriação, com exceção do preenchimento da DSV, que será obrigatório.

Em qualquer caso, após o pouso no Brasil, deve-se propor novamente o teste de covid-19. E, nos casos dos não vacinados, a aplicação das vacinas contra a covid-19.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.