publicidade
Mundo

Apagão cibernético: falha global paralisa sistemas das Olimpíadas de Paris

Problema em software da empresa CrowdStrike afetou os serviços de comunicação e TI da competição, que começa daqui a uma semana

Logo das Olimpíadas de Paris de 2024 | Foto: Reprodução/Redes sociais
Logo das Olimpíadas de Paris de 2024 | Foto: Reprodução/Redes sociais

O Comitê das Olimpíadas de Paris 2024 informou que o apagão cibernético global desta sexta-feira, 19, interrompeu os sistemas de TI e comunicações da competição, que começa daqui a uma semana.

A falha originou-se em uma atualização de software da CrowdStrike, que afetou usuários da Microsoft e impactou setores como aviação, saúde e transporte em todo o mundo. O problema técnico impossibilitou o uso de computadores Windows em grandes empresas.

Receba nossas atualizações

“O Comitê Olímpico de Paris 2024 informa que problemas técnicos globais que afetam softwares da Microsoft atingiram as operações de TI e comunicações de nossos sistemas”, informou o comitê, em comunicado.

Uma fonte do comitê revelou à agência de notícias AFP que a falha afetou o sistema de credenciamento dos Jogos, impedindo algumas pessoas de obterem seus crachás. A pane também pode complicar a chegada dos atletas, visto que o tráfego aéreo internacional foi severamente prejudicado, com cerca de 1,4 mil voos cancelados.

“As equipes técnicas de Paris 2024 estão totalmente mobilizadas para reduzir o impacto desses problemas, e ativamos planos de emergência para garantir a continuação das operações”, destacou a agremiação.

O CEO da CrowdStrike, empresa de cibersegurança, anunciou que o problema foi identificado e está sendo corrigido.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (…) não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético”, escreveu George Kurtz nas redes sociais Twitter/X e LinkedIn. “O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”.

Apagão cibernético atinge bancos e laboratórios no Brasil

Banco Bradesco foi um dos que apresentou falhas devido ao apagão | Foto: Reprodução/Flickr
Banco Bradesco foi um dos que apresentou falhas devido ao apagão | Foto: Reprodução/Flickr

Alguns bancos brasileiros enfrentam problemas em seus aplicativos devido ao apagão cibernético que afetou diversas regiões do mundo.

O site Downdetector, que monitora problemas em tempo real de plataformas digitais, registrou reclamações em pelo menos quatro bancos: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.

Às 7h20, havia mais de mil notificações de clientes do Bradesco, com informações de falha nos serviços.

Nas redes sociais, usuários relataram que os aplicativos estavam fora do ar e que tiveram dificuldade para fazer login e realizar pagamentos.

“Olá, a área responsável está atuando para que o acesso seja normalizado o mais breve possível”, respondeu o Bradesco a uma pessoa no X/Twitter. “Por gentileza, pedimos que aguarde. É importante que não desinstale o seu App. Ficamos à disposição!”

Além dos bancos, laboratórios médicos, como Fleury, Delboni e A+, também enfrentam dificuldades de acesso ao sistema nesta sexta-feira.

Também houve relatos de que alguns sistemas de rastreamento de caminhões não estavam funcionando.

O apagão cibernético desta sexta-feira atinge serviços de transporte, bancos e telecomunicações em diversas partes do mundo, inclusive Europa, Estados Unidos e Austrália.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade