A frágil democracia de Mianmar, no sudeste da Ásia, foi derrubada mais uma vez por um golpe militar em fevereiro. Desta vez artistas e personalidades do país estão dando exemplo de coragem ao enfrentar abertamente a duríssima repressão do novo regime.
Segundo matéria no The Times, “músicos, poetas, artistas, atores, modelos e blogueiros de beleza estão no centro do movimento participando de movimentos anti-golpista em protestos nas ruas, e mobilizando legiões pelas mídias sociais”. O chefe do golpe militar, general Min Aung Hlaing, já anunciou que vai processar mais de uma centena de VIPs por “incitamento à desordem”.
“EUA impõem novas sanções contra militares de Mianmar”
Alguns artistas foram além. O cantor de heavy metal Novem Htoo largou a guitarra e pegou em armas para lutar ao lado de rebeldes étnicos. Uma atriz e seu marido diretor caíram na clandestinidade por usar as redes sociais para pedir dinheiro para a resistência. Duas candidatas a miss Mianmar aproveitaram um desfile no exterior para se exilar. Uma terceira candidata a miss também entrou para a luta armada.
No Brasil os artistas principalmente da grobo também adoram pegar em armas (pistola), só que por aqui a resistência se movimenta em busca do dinheiro público da lei Rouanet que foi tirada pelo governo “autoritário e fascista ” do Bolsonaro! Kkkkkk