As lições do Muro de Berlim, por Ana Paula Henkel

Em artigo publicado na Edição 87 da Revista Oeste, a colunista escreve sobre a decadência cultural e filosófica da Europa
-Publicidade-
Pessoas celebrando o fim da Guerra Fria, 10 de novembro, 1989
Pessoas celebrando o fim da Guerra Fria, 10 de novembro, 1989 | Foto: Shutterstock

Em artigo publicado na Edição 87 da Revista Oeste, Ana Paula Henkel escreve sobre a decadência cultural e filosófica da Europa. De acordo com a colunista, a culpa dessa situação é da União Europeia.

Leia um trecho de As lições do Muro de Berlim

“A razão mais importante pela qual a Europa continental e a América estão se separando cultural e filosoficamente é a própria União Europeia, que de livre não tem nada. Os visionários europeus têm uma longa história de sonhar e buscar implementar utopias nacionalistas ou socialistas — esquemas condenados ao fracasso que pisotearam indivíduos sob as botas pesadas do Estado, sob o preço de criar um ‘novo homem’ e um mundo perfeito. A fraternidade assassina da Revolução Francesa, o bonapartismo do século 19, o marxismo e o comunismo modernos, o fascismo italiano, o nazismo — todos esses programas coercitivos para refazer o mundo surgiram do que parece ser um impulso continental inerradicável. Ah… a história, seus ciclos, sua eterna camuflagem e sua capacidade de sempre apresentar uma roupagem novinha em folha para abrigar a genética do mal.”

-Publicidade-

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 87 da Revista Oeste vai além do artigo de Ana Paula Henkel sobre as lições históricas do Muro de Berlim. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Fábio Matos e Paula Leal, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Cristyan Costa, Luis Kawaguti, Dagomir Marquezi, Bruno Meyer, Evaristo de Miranda e Fraser Myers.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.