Um asteroide do tamanho de um campo de futebol vai passar próximo da Terra nesta quinta-feira, 17. Segundo o rastreador de asteroides da Nasa, o corpo celeste deve chegar a uma distância de mais de 6 milhões de quilômetros, o que, embora um pouco próximo em escala cósmica, não arrisca atingir nosso planeta.
Com cerca de 100 metros de tamanho, o asteroide 2019 XS, como foi batizado pela agência espacial norte-americana, segue percorrendo o espaço em uma velocidade de 42 mil quilômetros por hora. De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNOS) da Nasa, a agilidade do corpo celeste corresponde a 13 vezes mais do que uma bala de um rifle.
Uma pesquisa do Davidson Institute of Science investigou a relação do tamanho de um asteroide com os possíveis impactos que pode causar à Terra, caso se choquem. De acordo com o estudo, um corpo celeste de 140 metros liberaria uma quantidade de energia pelo menos mil vezes maior do que a liberada pela bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
No caso do asteroide 2019 XS, os impactos de um possível choque podem causar sérios danos e destruição à Terra, mas que não levariam a uma extinção da espécie humana.
Em novembro, o Instituto Carnegie para a Ciência descobriu um asteroide que também se aproxima da Terra. Trata-se do 2022 AP7, que tem 1,5 quilômetro de comprimento. “A ameaça não é imediata”, disse Scott Sheppard, pesquisador do centro responsável pelo achado. O corpo celeste deve levar cinco anos para contornar o Sol e seguir em direção à Terra, sem, necessariamente, chocar-se com ela.
A descoberta foi feita por meio do telescópio Victor M. Blanco, no Chile, com os resultados publicados na revista científica The Astronomical Journal. Segundo comunicado do centro de pesquisa norte-americano NOIRLab, trata-se do “maior objeto potencialmente perigoso revelado nos últimos oito anos”.
poderiam colocar uma matéria mais relevante, esse asteroide vai passar o equivalente a 15 vezes a distancia da terra a lua.
Já houve um asteroide que foi desviado recentemente pela NASA…. E temos também a opção de ELON MUSK, que também tem em suas estruturas, foquetes e tecnologia que poderiam, talvez, gentilmente demonstrar interesse em ajudar se preciso for… 🎯🤔
Que tal cair em Brasília bem na praça dos pôdres pudêris? seria a nssa redenção.
Bem encima do “L”.
A mais de 6 milhões de quilômetros da Terra? Então acho que vai passar aqui na minha rua. Por via das dúvidas nesse dia não vou deixar meus cachorros saírem na calçada para brincar.
Desse mal a terra não morre.
Está chegando para a copa.
Ô piloto, desvia pra Brasília!