Asteroide ‘assassino de planetas’ aproxima-se da Terra

Trata-se do 'maior objeto potencialmente perigoso revelado nos últimos oito anos', conforme estudo de instituto

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Ilustração do asteroide a caminho da Terra | Foto: DOE/FNAL/DECAM/CTIO/NOIRLAB/NSF/AURA/J. DA SILVA/SPACEENGINE
Ilustração do asteroide a caminho da Terra | Foto: DOE/FNAL/DECAM/CTIO/NOIRLAB/NSF/AURA/J. DA SILVA/SPACEENGINE

O Instituto Carnegie para a Ciência descobriu um asteroide que se aproxima da Terra. Trata-se do 2022 AP7, que tem 1,5 quilômetro de comprimento. “A ameaça não é imediata”, disse Scott Sheppard, pesquisador do centro responsável pelo achado. O corpo celeste deve levar cinco anos para contornar o Sol e seguir em direção à Terra, sem, necessariamente, chocar-se com ela.

Sheppard explicou que o Sol tem a capacidade de alterar a dinâmica do asteroide. Na hipótese de o objeto cair na Terra, seria a extinção da humanidade.

A descoberta foi feita por meio do telescópio Victor M. Blanco, no Chile, com os resultados publicados na revista científica The Astronomical Journal. Segundo comunicado do centro de pesquisa norte-americano NOIRLab, trata-se do “maior objeto potencialmente perigoso revelado nos últimos oito anos”.

-Publicidade-

Também o estudo divulgado na Astronomical Journal detectou outros dois asteroides menores: o 2021 LJ4 e 2021 PH27. Ambos encontram-se distantes da Terra, não apresentam riscos de aproximação, tampouco de queda no planeta.

A identificação dos corpos celestes permite aos astrônomos estudar como os asteroides se movimentam no espaço e como as interações gravitacionais e o calor do Sol podem contribuir para a fragmentação dos pedregulhos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

14 comentários Ver comentários

  1. Não se preocupem o STF em decisão monocrática da presidência deu prazo de 48 HSR para o asteroide se afastar e determinou multa de 100 mil reais diários para o descumprimento do prazo.

  2. ORA, ORA, SENHORES, PARA QUE ENTÃO O ALARMISMO? ALGUÉM ESTÁ QUERENDO FICAR FAMOSO POR TER DESCOBERTO ESSA DESGRAÇA? QUEM SABE NÃO SEJA A SOLUÇÃO PARA ESTA HUMANIDADE CORRUPTA E DEVASSA?

  3. Esse asteroide assassino vai cair em Brasília no dia primeiro de janeiro de 2023. Seu efeito devastador vão ser maior do que aquele que matou quase todos os dinossauros.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.