Um asteroide provocou clarões em regiões do Reino Unido e na França, na segunda-feira 13. Batizado de SAR2667, o astro provocou o fenômeno depois de entrar na atmosfera terrestre e ter um efeito similar ao de estrelas cadentes.
Conforme o astrofotógrafo amador Tom Williams, o fragmento espacial foi descoberto pelo Observatório Konkoly, na Hungria, horas antes do evento. O fragmento espacial explodiu após entrar na Terra, pelo Canal da Mancha, que separa o Reino Unido e a França, por volta de meia-noite, no horário de Brasília.
https://twitter.com/fc_kova/status/1624966753863315456
Relacionadas
O registro de queda de asteroides no planeta, como o desta madrugada, é considerado algo comum. O astro foi identificado antes de ser visto nos céus europeus, de modo que alguns já o esperavam para registrar o evento.
“Asteroide” verde que passou pelo Brasil
Antes do asteroide que entrou ontem na atmosfera, o cometa C/2022 E3 (ZTF) passou pela Terra na última semana e foi registrado pela Nasa. O cometa passou a 42 mil quilômetros de distância da Terra. Portanto, não apresentou risco de colisão, como se pensava inicialmente. Agora, o comenta está próximo de Marte.