Depois de passarem 90 dias em uma missão para a construção de uma estação espacial do país, três astronautas chineses iniciaram nesta quinta-feira, 16, a viagem de retorno à Terra.
A missão Shenzhou-12 foi lançada em junho, pouco antes das celebrações pelo centenário do Partido Comunista da China. Foi a mais longa missão envolvendo astronautas do país, informou a agência responsável por voos tripulados.
Leia mais: “China: primeira missão tripulada para estação espacial foi um sucesso”
A previsão é que os astronautas cheguem à Terra na sexta-feira 17. A tripulação deve pousar no deserto Gobi, na região noroeste do país, nas proximidades do Centro Espacial de Jiuquan. É o mesmo local em que ocorreu a decolagem, no dia 16 de junho.
Leia mais: “Robô de missão espacial chinesa começa exploração em Marte”
A nave Shenzhou-12 se separou às 21h56 de quarta-feira 15 (pelo horário de Brasília) da estação Tiangong, à qual estava acoplada havia três meses. Durante esse período, os astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo trabalharam na construção da estação espacial.
Leia também: “Voo orbital da SpaceX dará uma volta na Terra a cada 90 minutos”
A Shenzhou-12 foi o terceiro dos 11 lançamentos que serão necessários para a conclusão da estação espacial. Quatro missões serão tripuladas.
Leia também: “O jogo do gigante”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 58 da Revista Oeste
Propaganda do PCChines?
…