Duas explosões no Aeroporto Internacional Camilo Daza, em Cúcuta, na Colômbia, deixaram três mortos. O ataque ocorreu nesta terça-feira, 14.
Segundo as autoridades colombianas, a primeira explosão, dentro do aeroporto, matou um dos autores do ataque. A segunda, perto do terminal aéreo, atingiu dois policiais que faziam uma varredura na área em busca de mais artefatos explosivos.
O ministro da Defesa, Diego Molano, indicou a uma rádio local que o primeiro incidente ocorreu às 5h45 (7h45 no horário de Brasília).
Um homem, cuja a identidade ainda não foi revelada, tentava entrar na pista do terminal aéreo pulando uma cerca quando o artefato explodiu.
“Ele era um bandido que aparentemente tinha uma intenção terrorista contra um dos alvos que está no aeroporto”, disse Molano.
Logo depois do ataque, 35 integrantes das unidades do Exército e da Polícia foram ao local para atender à emergência. Nesse momento, foi registrada uma segunda detonação nas proximidades do aeroporto. A explosão causou a morte de dois policiais que pertenciam ao grupo antiexplosivo da Colômbia.
O governador de Santander, Silvano Serrano, confirmou que, durante a fiscalização da polícia na área, foi acionado o aparelho que aparentemente estava escondido em uma bolsa, causando a detonação.
Prefeito estaria no aeroporto no momento da explosão
Segundo o site de notícias El Colombiano, o prefeito da cidade, Jairo Tomás Yáñez, estava em uma das salas de embarque, próximo ao local da explosão. Ele iria embarcar em um voo na manhã de hoje.
As autoridades colombianas ainda não divulgaram os possíveis alvos ou a intenção dos terroristas.
‘Foi um ataque terrorista’, diz presidente
Em uma postagem nas redes sociais, o presidente Iván Duque condenou o atentado e disse que em coordenação com as Forças Militares “estão sendo realizadas ações imediatas para encontrar os responsáveis por esse ataque”.
Repudiamos el cobarde ataque terrorista ocurrido en la ciudad de Cúcuta. Con @mindefensa, Cúpula Militar, @COL_EJERCITO y @PoliciaColombia, coordinamos las acciones inmediatas para encontrar a los responsables de este atentado.
— Iván Duque 🇨🇴 (@IvanDuque) December 14, 2021
As atividades do terminal, que fica a 500 quilômetros de Bogotá, foram suspensas. Cúcuta é a cidade mais populosa do Estado de Norte de Santander, nos Andes, e faz fronteira com a Venezuela.
O aeroporto foi evacuado e as operações aéreas suspensas, de acordo com a Aeronáutica Civil, “enquanto as autoridades competentes determinam o que aconteceu”.
Farcs??? Fronteira com a Venezuela??? Ok.
Hoje em dia, nos países mais avançados, esse tipo de serviço já é feito por veículos robotizados, comandados à distância. Pelo menos evitaria mortes desnecessárias (se é que existe alguma morte necessária).