Ataque a bomba deixa três mortos na Colômbia

Duas explosões foram registradas no aeroporto da cidade de Cúcuta; policiais estão entre as vítimas
-Publicidade-
Viaturas da polícia fizeram um cerco no aeroporto depois das explosões
Viaturas da polícia fizeram um cerco no aeroporto depois das explosões | Foto: Reprodução/Redes sociais

Duas explosões no Aeroporto Internacional Camilo Daza, em Cúcuta, na Colômbia, deixaram três mortos. O ataque ocorreu nesta terça-feira, 14.

Segundo as autoridades colombianas, a primeira explosão, dentro do aeroporto, matou um dos autores do ataque. A segunda, perto do terminal aéreo, atingiu dois policiais que faziam uma varredura na área em busca de mais artefatos explosivos.

O ministro da Defesa, Diego Molano, indicou a uma rádio local que o primeiro incidente ocorreu às 5h45 (7h45 no horário de Brasília).

-Publicidade-

Um homem, cuja a identidade ainda não foi revelada, tentava entrar na pista do terminal aéreo pulando uma cerca quando o artefato explodiu.

“Ele era um bandido que aparentemente tinha uma intenção terrorista contra um dos alvos que está no aeroporto”, disse Molano.

Logo depois do ataque, 35 integrantes das unidades do Exército e da Polícia foram ao local para atender à emergência. Nesse momento, foi registrada uma segunda detonação nas proximidades do aeroporto. A explosão causou a morte de dois policiais que pertenciam ao grupo antiexplosivo da Colômbia.

O governador de Santander, Silvano Serrano, confirmou que, durante a fiscalização da polícia na área, foi acionado o aparelho que aparentemente estava escondido em uma bolsa, causando a detonação.

Prefeito estaria no aeroporto no momento da explosão

Segundo o site de notícias El Colombiano, o prefeito da cidade, Jairo Tomás Yáñez, estava em uma das salas de embarque, próximo ao local da explosão. Ele iria embarcar em um voo na manhã de hoje.

As autoridades colombianas ainda não divulgaram os possíveis alvos ou a intenção dos terroristas.

‘Foi um ataque terrorista’, diz presidente

Em uma postagem nas redes sociais, o presidente Iván Duque condenou o atentado e disse que em coordenação com as Forças Militares “estão sendo realizadas ações imediatas para encontrar os responsáveis por esse ataque”.

As atividades do terminal, que fica a 500 quilômetros de Bogotá, foram suspensas. Cúcuta é a cidade mais populosa do Estado de Norte de Santander, nos Andes, e faz fronteira com a Venezuela.

O aeroporto foi evacuado e as operações aéreas suspensas, de acordo com a Aeronáutica Civil, “enquanto as autoridades competentes determinam o que aconteceu”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Hoje em dia, nos países mais avançados, esse tipo de serviço já é feito por veículos robotizados, comandados à distância. Pelo menos evitaria mortes desnecessárias (se é que existe alguma morte necessária).

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.