publicidade
Mundo

Ataque russo com drones tira do ar canal de TV na Ucrânia

Confronto entre Moscou e Kiev se intensifica perto das eleições presidenciais russas

A Ucrânia explodiu uma bomba perto da maior usina nuclear da Europa | Foto: Divulgação/Twitter/@DefenceU
A Ucrânia explodiu uma bomba perto da maior usina nuclear da Europa | Foto: Divulgação/Twitter/@DefenceU

A Rússia deflagrou, nesta semana, um ataque coordenado com 36 drones em seis regiões ucranianas. O bombardeio atingiu uma central de comunicações no norte do país vizinho. Os moradores ficaram sem sinal de TV nem de internet.

A capital da Ucrânia, Kiev, confirmou a neutralização de pelo menos 22 drones Shahed-136 de origem iraniana. Os destroços de alguns dos aviões não tripulados atingiram casas de civis. Não há relato de feridos.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Em uma outra artilharia coordenada pelos russos, prédios foram alvejados por mísseis balísticos na região de Kharkiv — a aproximadamente 500 km de distância da capital.

De acordo com o governo de Zelenski, 150 vilarejos foram bombardeados com artilharia durante a noite e nesta manhã.

Ucrânia atacou o sul da Rússia

Apesar das ofensivas do governo Putin, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também operou ataques nas regiões de Kursk e Belgorodo, no sul da Rússia.

Os ataques supostamente envolveram as unidades da chamada Legião da Rússia, que são um grupo de opositores do governo Putin. Os combatentes são apoiados por Kiev e, segundo relatos, pela Agência Central de Inteligência (CIA), dos Estados Unidos.

Leia também: “Número de mortos em Gaza é falso ou exagerado, diz professor de estatística”

No ataque a Belgorodo, a artilharia disparou oito mísseis balísticos desde o território da Ucrânia, cerca de 40 km distante do alvo. Duas pessoas morreram no ataque. 

O Ministério da Defesa da Rússia informou que os dois ataques foram contidos.

Ainda durante a semana, drones de longo alcance da Ucrânia também atingiram refinarias. De acordo com o governo russo, todas as indústrias energéticas estão operando normalmente — embora haja relatos de que a unidade em Riazan, no oeste do país, esteja com problemas de funcionamento.

Uma usina nuclear em Zaporizhzhia, região sul da Ucrânia fortemente dominada pela Rússia, sofreu uma grande explosão nesta quinta-feira. De acordo com a administração russa da central, os ucranianos colocaram uma bomba perto de tanques responsáveis por abastecer o local. Kiev não comentou a explosão.

Leia mais: “‘Israel não é um estado que promove apartheid’, diz mulçumana”


Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob a supervisão de Edilson Salgueiro

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade