Um míssil russo atingiu um supermercado em Kostiantynivka, na região de Donetsk, na Ucrânia, nesta sexta-feira, 9. O ataque resultou em, pelo menos, dez mortes e 35 feridos, de acordo com autoridades locais.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A investida da Rússia ocorreu na linha de frente do conflito. Ela também provocou um incêndio, que ‘foi rapidamente controlado’, segundo o ministro do Interior, Ihor Klymenko.
Kostyantynivka, Donetsk region. Russian terrorists hit an ordinary supermarket and a post office. There are people under the rubble. A rescue operation is underway, and everything will be done to save them.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) August 9, 2024
At the moment, it’s known that four people have been killed. My… pic.twitter.com/Sd9vrGTHTc
As imagens, divulgadas pelo presidente Volodymyr Zelensky no Twitter/X, mostram nuvens de fumaça preta que saem do edifício destruído. “Os terroristas russos atingiram um supermercado comum e uma agência de correio”, escreveu Zelensky. “Há pessoas sob os escombros. Equipes de emergência continuam a busca por sobreviventes entre os destroços.”
Ainda em declaração na rede social, o presidente ucraniano informou a aprovação de um plano para fortalecer o sistema de defesa aérea, “para proteger pessoas, infraestruturas críticas e instalações militares”.
Leia também: “Uma socialista na Casa Branca?”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 229 da Revista Oeste
Já sob a supervisão do ministro do Interior, Klymenko, a Ucrânia trabalha em uma proteção abrangente de escolas, em cooperação com autoridades locais. “Todos os aspectos de segurança estão sendo realizados para a preparação do ano letivo”, escreveu Zelensky.
“A decisão da Sede aprovou um plano de novas ações para fortalecer o nosso sistema de defesa aérea para proteger pessoas, infraestruturas críticas e instalações militares.”
O míssil da Rússia que atingiu a Ucrânia
O governador da região, Vadim Filashkin, inicialmente afirmou que o ataque foi realizado com artilharia. Posteriormente, ele esclareceu que se tratava de um míssil ar-superfície X-38.
A Nova Poshta — maior empresa privada de correio da Ucrânia — relatou que houve danificações sérias em seu escritório no supermercado, mas que todos os funcionários sobreviveram.
+ Rússia ameaça reconsiderar acordo de paz com a Ucrânia
“Um colega sofreu uma concussão e está recebendo a ajuda necessária”, informou a empresa.
Além do supermercado, o ataque danificou casas, lojas e dezenas de carros, segundo uma postagem do ministro do Interior, no aplicativo Telegram. A cidade de Kostiantinivka fica a apenas 13 km da linha de frente ativa no leste da Ucrânia. Ataques aéreos russos frequentemente bombardeiam a área.