publicidade
Mundo

Atentado contra igreja no Sudão deixa seis cristãos feridos

O ataque ocorreu durante a celebração de uma missa na cidade mais populosa do país africano

Sudão
Os cristãos são minoria no Sudão. Foto de Rohan Reddy na Unsplash | Reprodução

Segundo a ONG International Christian Concerc (ICC), durante um ataque à Igreja Mar Girgis, em Omdurman, cidade mais populosa e importante do Sudão, cinco fiéis e um padre ficaram feridos. O atentado ocorreu durante a missa celebrada no domingo 14.  

De quem é a culpa?

Abdel Fattah al-Burhan, chefe do Exército sudanês, jogou a culpa sobre as Forças de Apoio Rápido (RSF), um grupo paramilitar hostil, pelo ataque contra a igreja. O RSF, no entanto, afirmou que um afiliado “extremista” do Exército foi o verdadeiro responsável pelo atentado.  

Receba nossas atualizações

Desde o dia 15 de abril, segundo um relatório das Nações Unidas, pelo menos 676 pessoas foram mortas e 5.576 ficaram feridas desde a deflagração dos conflitos entre unidades militares leais ao general Abdel Fattah al-Burhan e o paramilitar Mohamed Hamdan Dagalo, da RSF.  

Sudão
O Sudão enfrenta conflitos decorrentes de uma instabilidade política crônica. Foto de Randy Fath na Unsplash | Reprodução

O Sudão foi incluído na lista dos países que mais perseguem os cristãos no mundo; mas, curiosamente, o país africano foi removido da lista de países de preocupação particular (CPC) do Departamento de Estado dos EUA, em 2019. Esta lista do CPC elenca as nações que toleram ou aprovam flagrantes violações de liberdade religiosa. No Sudão, país majoritariamente muçulmano, a liberdade religiosa foi reduzida depois de um golpe militar em 2021.  

No país africano que sofre de uma instabilidade política e social crônica, o golpe trouxe de volta temores de repressão em função da implementação da lei islâmica. A influência da mentalidade islâmica na política do país remonta ao presidente al-Bashir, que governou o Sudão durante 30 anos. Os debates sobre a reforma da força de segurança em prol das negociações de um novo governo de transição foram o estopim para a violência recente nas últimas semanas no país.  

Leia também

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade