Um atentado terrorista a um posto policial em Bogotá, na Colômbia, matou uma criança de 12 anos e deixou 35 pessoas feridas, confirmaram as autoridades colombianas, no domingo 27.
“Lamentamos a morte de um menino de 12 anos”, informou a Defensoria Pública de Bogotá em sua conta no Twitter.
O ataque com explosivos ocorreu no sábado 26 contra o Comando de Atenção Imediata (CAI) da Polícia, no bairro Arborizadora Alta, causou danos estruturais e afetou mais de 60 casas e quatro escolas.
Dos 35 feridos, sete são crianças que brincavam nas proximidades da região afetada. Entre elas, uma menina de 5 anos está em estado crítico, com ferimentos na cabeça.
O ministro da Defesa, Diego Molano, disse que, de acordo com as investigações, o ataque foi realizado com um artefato explosivo que estava em uma mala abandonada perto da instalação policial.
“O artefato foi ativado depois que um dos soldados entrou no CAI para atender a uma chamada”, explicou Molano. As autoridades anunciaram uma recompensa de até 300 milhões de pesos colombianos (R$ 370 mil) por informações que permitam às agências de segurança capturar os autores do ataque.
O presidente da Colômbia, Ivan Duque, esteve no local do atentado. “Visitamos a CAI em Bogotá, após o covarde ataque com explosivos, para coordenar as investigações e encontrar os responsáveis. A Colômbia inteira rechaça atos terroristas contra nossa força pública e nossa comunidade”, escreveu Duque, nas redes sociais.
Junto a @mindefensa y @PoliciaColombia visitamos el CAI de Arborizadora Alta en Bogotá, tras el cobarde ataque con explosivos de hoy, para coordinar las investigaciones y hallar responsables. Colombia entera rechaza actos terroristas contra nuestra fuerza pública y la comunidad. pic.twitter.com/Bd17f0scC9
— Iván Duque 🇨🇴 (@IvanDuque) March 27, 2022
Em dezembro do ano passado, duas explosões no Aeroporto Internacional Camilo Daza, em Cúcuta, na Colômbia, deixaram três mortos.