Decisão pode ser mais um capítulo do conflito diplomático do governo australiano com a China
A Austrália afirmou que vai apoiar o retorno de Taiwan como observadora da Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro anos após a China ter vetado isso. Isso deve causar mais tensão diplomática entre Pequim e Camberra.
De acordo com o jornal australiano The Sydney Morning Herald, a posição atende a um apelo do Ministério da Saúde de Taiwan e reafirma o posicionamento da Austrália de que Taiwan tem de participar da comunidade internacional, mesmo que isso vá contra a China, que considera a ilha como parte do seu território.
“O coronavírus demanda uma resposta global coordenada. A OMS deve manter uma relação de trabalho com toda as autoridades de saúde do mundo. Nós apoiamos a participação de Taiwan como observador ou convidado”, afirmou em nota o Ministério das Relações Exteriores da Austrália.
Na última semana, a Austrália e a China iniciaram uma crise diplomática após o governo do país da Oceania defender uma investigação independente da origem do coronavírus e a China ameaçar com um boicote econômico e tentar interferir na política australiana.
Como não é reconhecida pela ONU como um país independente, Taiwan só pode entrar na OMS com o status de observador.
Quando a Empresa onde trabalhava fechou (graças ao Lula) eu manteve contato com o Representante em Taipei . Se tem um Pais que conheçe bem seus ¨¨vizinhos ¨¨ e´Taiwan. A vergonha e´que a Onu não queira reconhecer a independencia .